A companhia aérea Gol anunciou nesta terça-feira (23/4) a suspensão temporária do serviço de transporte de cães e gatos no porão das aeronaves da empresa a partir desta quarta-feira (24/04). A medida foi tomada após a morte de um cachorro da raça Shih Tzu durante um voo da Gol no último sábado (20/04). O animal, que deveria ter ido de Guarulhos (SP) para Fortaleza (CE), foi enviado por engano para Manaus (AM).
De acordo com a Gol, o cachorro, de nome Joca, foi despachado no porão da aeronave junto com a bagagem de um dos passageiros. Durante o voo, o animal não resistiu e morreu. A companhia aérea ainda não divulgou as causas da morte, mas informou que está investigando o caso.
A suspensão do serviço de transporte de animais no porão é válida por 30 dias, enquanto a Gol conclui a investigação do caso e toma medidas para evitar que novos incidentes como esse aconteçam. A empresa também informou que está prestando todo o apoio à família do dono do cachorro.
A Gol informou que quem contratou o transporte de animais entre 24/04 e 23/05 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem. A empresa também oferece o adiamento da viagem, sem custo, para depois de 23/05 em voos até 31/12/2024
Morte de Joca
A morte de Joca gerou grande comoção nas redes sociais e levantou questionamentos sobre a segurança do transporte de animais em aviões. Diversos internautas criticaram a Gol pelo erro que resultou na morte do animal.
Em nota, a Gol lamentou a morte de Joca e se disse “comprometida em garantir a segurança e o bem-estar dos animais durante o transporte”. A empresa também informou que está revisando seus procedimentos internos para evitar que novos incidentes como esse aconteçam.
O caso também deve servir de alerta para os donos de animais que pretendem viajar com seus bichos de estimação. É importante escolher uma companhia aérea que tenha um serviço de transporte de animais confiável e seguir todas as regras e procedimentos da empresa.