“Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim” (Literatura em Cena, 2024), da jornalista e escritora Mariana Bueno, criadora do blog Mariana Viaja, é um livro de crônicas sobre viajar sozinha e outras questões do universo feminino que será lançado no dia 28 de abril na Bienal da Bahia.
O título escolhido aponta alguns rótulos que insistem em colocar não só em quem viaja sozinha, mas em muitas outras situações, quando as decisões e comportamentos fogem do que socialmente ainda hoje é esperado de uma mulher.
No decorrer dos textos são abordados pontos como medo, solidão, amizades, inseguranças, desejos, dores, delícias e desafios de ser mulher, com reflexões e questionamentos sobre papéis de gênero, indo muito além das viagens.
Há também textos sobre alguns destinos para os quais a autora foi sozinha, situações cotidianas e dicas práticas para quem quer viajar assim, com a experiência adquirida ao longo de mais de 10 anos, desde que fez uma viagem solo pela primeira vez, em 2013.
O primeiro destino no Brasil visitado por ela foi Salvador, que segue sendo um dos seus lugares preferidos. Agora estará de volta à cidade, em um momento especial, para lançar no livro na Bienal da Bahia – no domingo, dia 28/04, das 18h às 20h, no Estande “Escreva, Garota” (A-24 / Asa A).
“Sei que muita coisa mudou desde então, mas ainda vivemos em uma sociedade pautada na misoginia, em um mundo que julga e tenta limitar as mulheres o tempo todo. E o livro propõe pensar sobre tudo isso”, diz.