Teatro

Cláudia Abreu apresenta monólogo sobre Virginia Woolf em Salvador

Atriz se apresenta no Teatro Sesc Casa do Comércio

Foto | Pablo Henriques

Cláudia Abreu, uma das atrizes mais aclamadas do Brasil, apresenta seu primeiro solo teatral, “VIRGINIA“, nos dias 31 de maio01 e 02 de junho, às 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador. Os ingressos custam a partir de R$ 50 e estão à venda no Sympla e na bilheteria do teatro.

Com direção magistral de Amir Haddad, renomado no cenário teatral brasileiro, “VIRGÍNIA” é um mergulho profundo no universo complexo e fascinante de Virginia Woolf (1882-1941). Este espetáculo marca não apenas a estreia de Claudia Abreu como autora teatral, mas também seu retorno triunfante aos palcos.

A relação de Cláudia com Virginia Woolf começa em ‘Orlando’, encenação assinada por Bia Lessa, em 1989. Aos 18 anos, ela travou contato inicial com a escritora de clássicos como ‘Mrs Dalloway’, ‘Ao Farol’ e ‘As Ondas’. No entanto, somente em 2016, com a indicação de uma professora de literatura, que a atriz reencontrou e mergulhou de cabeça no universo da autora. Após ler e reler alguns livros, incluindo as memórias, biografias e diários, a vontade de escrever sobre Virgínia falou mais alto.

‘Eu me apaixonei por ela novamente. Fiquei fascinada ao perceber como uma pessoa conseguiu construir esta obra brilhante com tanto desequilíbrio, tragédias pessoais e problemas que teve na vida. Como ela conseguiu reunir os cacos?’, questiona a atriz, que enxerga ‘Virginia’ também como um marco de maturidade em sua trajetória: ‘o texto também vem deste desejo de fazer algo que me toca, do que me interessa falar hoje. De falar do ser humano, sobre o que fazemos com as dores da existência, sobre as incertezas na criação artística, também falar da condição da mulher ontem e hoje. Não poderia fazer uma personagem tão profunda sem a vivência pessoal e teatral que tenho hoje’, avalia.

A dramaturgia de ‘Virginia’ foi concebida como inventário íntimo da vida da autora. Em seus últimos momentos, ela rememora acontecimentos marcantes em sua vida, a paixão pelo conhecimento, os momentos felizes com os queridos amigos do grupo intelectual de Bloomsbury, além de revelar afetos, dores e seu processo criativo.

A estrutura do texto se apoia no recurso mais característico da literatura da escritora: a alternância de fluxos de consciência, capaz de ‘dar corpo’ às vozes reais ou fictícias, sempre presentes em sua mente.

Leia mais

Música

Ingressos começam a ser vendidos dia 25 de agosto

Negócios

Público poderá degustar a puro malte do Grupo Petrópolis no show da dupla sertaneja

Cinema

<&excl;-- Código para AMP do Google AdSense adicionado pelo Site Kit -->
&NewLine;<&sol;amp-auto-ads>
&NewLine;<&excl;-- Fim do código para AMP do Google Adsense...

Moda

Se correr rápido já parece arte&comma; imagine fazer isso com apenas 160g nos pés<&sol;strong>&period; Esse é o poder do novo KR7 Pro Speed Tech<&sol;strong>&comma;...

Bahia

O Golden Friends 2025&comma; tradicional encontro que homenageia os principais parceiros comerciais do Tivoli Ecoresort Praia do Forte&comma; aconteceu nesta quinta-feira &lpar;21&rpar; em um...

Gente

O Tivoli Ecoresort Praia do Forte ferveu no último sábado &lpar;23&rpar;&comma; último dia do Tivoli Tropical 2025<&sol;strong>&period; Teve yoga com presença da modelo Isabeli Fontana<&sol;strong> e do...

Música

Música é inédita e audiovisual foi gravado no Rio de Janeiro

Beleza

É impossível ignorar o frasco&colon; magnético&comma; provocador&comma; carregado de energia&period; Assim se apresenta La Bomba<&sol;strong>&comma; a nova fragrância feminina de Carolina Herrera — e...

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile