02 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Uma condição do desenvolvimento global do indivíduo que afeta, em diferentes níveis, a linguagem, a comunicação e a interação social, oportunizando um jeito diferente e precioso de estar no mundo.
O jovem e expoente pintor brasileiro, Bernardo Ribeiro Tochilovsky, que está no espectro do autismo, é um artista plástico com uma assinatura singular. “Usa seu talento para colorir o mundo como o enxerga, com produções surpreendentes, imagens que palavras não explicam, tamanha sensibilidade”, traduz o pai, Alejandro Tochilosvky.
“Desenhar é a coisa que eu mais amo fazer. Gosto de desenhar as pessoas que me visitavam e tudo o que eu vejo. Tenho uma lembrança muito gostosa da época em que ficava horas desenhando”, explica o próprio artista, que mantém uma rotina disciplinada voltada para o aprimoramento do seu trabalho artístico, já com seu talento reconhecido.
O trabalho de Bernardo, com um olhar e um colorido tão especiais, chamou a atenção da Founder e CEO da Empório Decor e Empório Experience, Elis Piñón, pela identidade em comum com a natureza. Tema que mapeou a curadoria da Edição Especial Expoarte Grupo Empório, assinada por ela e pelo Especialista no Mercado de Luxo de Arquitetura e Design, Márcio Sobral.
Intitulada “Singularidade”, esta nova exposição individual de Bernardo, com 20 obras, abre as comemorações do dia 02/04, em Salvador, com lançamento da vernissage nesta terça (amanhã), apenas para convidados. A mostra pode ser visitada, gratuitamente, da próxima quarta (03) até 29/04, na sede do Grupo Empório – Av. Cardeal da Silva, 111, Federação.
“A obra de Bernardo nos encantou e a nossa curadoria foi muito fluida. A família Ribeiro Tochilovsky já tinha as obras dele todas mapeadas, em séries, e nossos sentidos multissensoriais nos levaram imediatamente para os quadros que revelam a exuberância da natureza, tema que guiou a montagem desta Edição Especial da Expoarte, que tem total sintonia com a biofilia dos ambientes da charmosa Casa Verde da Empório e com o gosto apurado do nossos clientes”, comenta a empresária Elis Piñón.
De fato, a escolha foi muito fácil, concorda Márcio Sobral. “Casou muito bem com a identidade do Grupo Empório de sempre enaltecer a natureza. Agora teremos o olhar especial de Bernardo, mais sensível, um artista com um trabalho inovador e muito nobre. Foi surpreendente participar dessa curadoria, perceber que Bernardo nos ensina a olhar o mundo colorido, trazendo para a sua arte os lugares e o cotidiano retratados de uma forma mágica, bela e sutil, com o dom de um artista diferenciado do universo comum”, completa o especialista.
Artista em ascensão
Segundo a mãe de Bernardo, Maria Ângela Tochilovsky, a arte do filho é pura como ele. “Nos toca de uma forma muito sincera, sem preâmbulos ou rodeios, Os olhos de Bernardo alcançam para além do que não vemos, do que está ali e acolá, a todo lado, mas que nos passa despercebido no dia a dia”, explica. O que ela mais admira em Bernardo é a determinação, que também aparece nos traços firmes de seus desenhos, assim como nas escolhas do que decide pintar. “Outra caraterística muito forte é a afeição que ele tem pelas pessoas. Sente muita saudade de quem não vê e faz desenhos para presenteá-las ou expor depois, convidando a todos para se encontrarem nas exposições.
Desde pequeno, Bernardo Ribeiro Tochilovsky escolheu o desenho como forma de lidar com sentimentos pelas pessoas, emoções e expressar suas percepções do mundo. E, como a vida é uma evolução constante e são as experiências que moldam quem nos tornamos, Bernardo vem evoluindo em sua trajetória profissional com um estilo singular, com formas, texturas e cores que seguem caminhos de criação e misturas estéticas libertadoras, o que lhe conferiru o apelido de “poeta das cores”. Ele tem nas tintas, nos lápis aquarelas, papéis e telas a possibilidade de explorar o seu imaginário com obras que convidam ao exercício do olhar pelos mistérios e fascínio que se tornam pontes para nos permitir percorrer todas as possibilidades expressivas.
Após concluir o Ensino Médio, aos 18 anos, em dezembro/2018, começou a intensificar a sua formação e profissionalização em artes plásticas. Hoje, com 24 anos, o artista, que teve diagnóstico de autismo (TEA – Transtorno do Espectro Autista) aos seis, tem brilhado na carreira escolhida, com um talento que já desponta nacional e internacionalmente, Realizou exposições coletivas e individuais em Salvador, São Paulo, Minas Gerais, Marrocos e Portugal. Entre elas, participou das comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna na Art Lab Gallery Oscar Freire, e teve obras transformadas em estampas de tecidos para moda feminina e em objetos decorativos, em Belo Horizonte.
“Em suas telas podemos ver a sua intraduzível sensibilidade. Contemplar um quadro de Bernardo é ver algo pela primeira vez, suas pinturas nos paralisam, nos surpreendem, nelas se materializam os registros de uma alma livre, intocada, sem máculas, protegida pelo próprio espectro do autismo. Isso faz de Bernardo um ser singular, tão frágil e ao mesmo tempo tão brilhante. Ser seu pai é uma missão desafiadora e maravilhosa”, declara Alejandro Tochilovsky.