A Vinícola UVVA, da Chapada Diamantina, conquistou medalha de ouro no prestigiado Vinalies Internationales 2024, realizado na primeira semana de março, em Cannes, na França.
O vinho premiado é o Chardonnay 2022, não barricado e que na opinião do enólogo Marcelo Petroli, traduz naturalmente o perfil deste novo terroir brasileiro. Este é o segundo ano consecutivo em a UVVA é consagrada no Vinalies, na edição 2023 o Cabernet Sauvignon Safra 2019 havia recebido medalha de prata.
Foram 16 rótulos brasileiros premiados, a maioria espumantes, o que confirma o crescente reconhecimento internacional no que tange qualidade dos vinhos produzidos no Brasil.
“Nós, na UVVA, estamos felizes em mais uma vez estar ao lado de vinícolas brasileiras em premiações internacionais, disseminando a qualidade e o potencial do vinho brasileiro para o mundo”, comenta Fabiano Borré, CEO e fundador da UVVA.
O evento, que está na sua trigésima edição, é reconhecido como uma das principais avaliações mundiais de vinho e tem a chancela de órgãos internacionais, como a OIV- Organização Internacional do Vinho e é organizado pela Associação de Enólogos Franceses.
Segundo Carlos Abarzuá, diretor e conselheiro da ABE- Associação Brasileira de Enologia, que integrou o júri representando o Brasil, o Vinalies é um dos mais antigos concursos internacionais de vinho do mundo.
Alguns vinhos da Vinícola UVVA já tiveram destaque em premiações internacionalmente respeitadas, como: Guia Descorchados, James Suckling, Decanter World Wine Awards, Challenge International du Vin e International Wine Challenge.