<

&sol;amp-auto-ads>&NewLine;<&excl;-- Fim do código para AMP do Google Adsense adicionado pelo Site Kit -->&NewLine;

A exposição internacional&nbsp&semi;&&num;8220&semi;Reverberações – refletindo a impressão da memória africana&&num;8221&semi;<&sol;strong>&nbsp&semi;chega a Salvador&comma; trazendo consigo uma profunda reflexão sobre as interseções culturais entre o Brasil e o continente africano&period;&nbsp&semi;<&sol;p>&NewLine;

A mostra&comma; […]">

Exposição Reverberações do artista nigeriano Mudi Yahaya entra em cartaz no MUNCAB

Exposição

Exposição Reverberações do artista nigeriano Mudi Yahaya entra em cartaz no MUNCAB

Foto | Divulgação

A exposição internacional “Reverberações – refletindo a impressão da memória africana” chega a Salvador, trazendo consigo uma profunda reflexão sobre as interseções culturais entre o Brasil e o continente africano. 

A mostra, que acontecerá no Museu da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), situado no coração do Centro Histórico de Salvador, terá uma abertura para convidados na quinta-feira, 21 de março, coincidindo com o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A partir do dia seguinte, 22 de março, até 21 de junho, o público terá a oportunidade de se imergir nessa jornada cultural, com visitação das 10h às 18h.

Organizada pelo Modern Art Film Archiv de Berlim em colaboração com o Goethe-Institut Salvador-Bahia, o Consulado Geral da Alemanha em Recife e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), a mostra é um testemunho visual da influência dos retornados brasileiros nos países da Nigéria, Benin, Gana e Senegal. A exposição traz, ainda, um espaço de debate e pensamento sobre a presença negra muçulmana e tece importantes ilações com os Malês e a revolta ocorrida na capital baiana em 1835. 

A exposição apresenta as obras do artista contemporâneo Mudi Yahaya, um dos principais expoentes da cena artística da Nigéria. Yahaya, utilizando principalmente a fotografia como meio de expressão, traça um retrato vívido das identidades híbridas africanas, explorando os diversos dialetos visuais, moedas e vocabulários presentes nas culturas dos países em questão.

“Reverberações aborda questões históricas e de identidade, destacando o papel da fotografia na discussão sobre a escravidão e as identidades únicas dos abolicionistas e escravizados”, explica Mudi Yahaya. “As fotos específicas examinadas na exposição ilustram as diversas maneiras pelas quais a escravidão afetou as vidas e identidades das pessoas e grupos envolvidos.”

Uma série de rodas de conversa enriquecerá ainda mais a experiência nos primeiros dias do evento. Estes bate-papos contarão com a participação do artista Mudi Yahaya, além de especialistas que dialogam com o tema da exposição. Entre os palestrantes estão as doutoras Livia Vaz e Amanda Medeiros, nos dias 19 e 20 de março, e os doutores Osmundo Pinho e Samuel Vida, nos dias 22 e 23 de março, respectivamente, sempre às 17h.

Cooperação internacional

A diretora executiva do Goethe-Institut Salvador-Bahia, Friederike Möschel, expressou sua satisfação em contribuir para trazer essa exposição financiada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha para Salvador, ressaltando a importância dessa cooperação internacional em um tema tão significativo historicamente e culturalmente. “Reverberações é um ótimo exemplo de uma cooperação bem-sucedida entre o Brasil e Alemanha em um tema histórico e culturalmente fascinante.”, comenta Möschel.

Para Johannes Bloos, Cônsul Geral da Alemanha em Recife, a exposição é um testemunho do intercâmbio cultural entre a África Ocidental e o Brasil no período pós-escravidão. “Essas são precisamente as questões centrais para muitas pessoas e muitos países no mundo ainda hoje. E é isso que torna essa exposição tão global e contemporânea”, ressalta Bloos.

A exposição, que conta com a participação dos curadores e artistas baseados em Berlim, Gisela Kayser, Suely Torres e Mireya Palmeira, promete mergulhar nos ecos visuais dos violentos processos de colonização e destacar a influência afro-brasileira de escravizados libertos que retornaram para o continente africano, bem como os efeitos desse retorno nas tradições socioculturais do continente.

Leia mais

Música

O Shopping da Bahia vai celebrar os 50 anos de inauguração com uma grande festa&period; Na segunda&comma; 8 de dezembro&comma; às 17h&comma; Carlinhos Brown...

Cinema

Parece que esse é o ano de Stephen King <&sol;em><&sol;strong>nos cinemas&period; Depois da adaptação de A Longa Marcha&colon; Caminhe ou...

Gente

A fundadora e CEO da Texto &amp&semi; Cia&comma; Monique Melo&comma; será uma das 17 mulheres homenageadas com a Medalha de Honra Mulher Empreendedora 2025&comma;...

Moda

Linha inédita nasce do encontro entre design autoral, qualidade e identidade brasileira

Gente

A Revista Yacht Mais celebrou seus 25 anos em grande estilo no último sábado&comma; 15 de novembro&comma; com o lançamento da edição 122&comma; em...

Gastronomia

Local vai se tornar um restaurante

Gastronomia

Restaurante é comandado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca

Gastronomia

O Casarìa&comma; no Palacete Tirachapéu &lpar;Rua Chile&comma; n 1&rpar;&comma; apresenta nesta terça-feira&comma; dia 18&comma; a&nbsp&semi;Merenda das Cinco<&sol;strong>&comma; um reencontro contemporâneo com a tradição do...

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile