Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Viagem

Turismo na Bahia cresce acima da média nacional

Conheça opções de passeios especiais e locais mais visitados por baianos e turistas

Bahia tem diversos atrativos - Foto | Divulgação

O volume das atividades turísticas na Bahia, no 3º trimestre de 2023, expandiu 17,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com esses dados, o IBGE confirmou que o turismo no estado cresceu acima da média nacional, obtendo o aumento de 15,6% em relação ao ano de 2022. Em 2024, a previsão é de que o território baiano vai superar os dados atuais. “Morro de São Paulo, Boipeba e Trancoso estão entre os principais destaques, além, é claro, da própria Salvador”, conta Felipe Oliveira Pedreira, fundador da Agência Bahia Terra Turismo, referência em passeios pela região.

Os passeios de lancha por Salvador recebem destaque já que, de acordo com Felipe, acabam sendo uma opção diferente para quem não quer sair da capital. “Estamos observando que muitos turistas internacionais escolhem Boipeba por ser uma opção ideal para aqueles que buscam um refúgio tranquilo, sem deixar de imergir na natureza baiana”, exclama Felipe.

Juliana Alves, 25, é de São Paulo e já passeou por mais de 20 municípios da Bahia. A paulista relata que tem recebido mais indicações para visitar Morro de São Paulo. “Morro está recebendo locais cada vez mais luxuosos para hospedagens. São casas mais exclusivas, pousadas de alto nível e mais opções. Isso está atraindo mais gringos mesmo em baixa temporada”, conclui.

As novidades lançadas pelo Governo da Bahia prometem corroborar para essa crescente. Com a abertura de novas linhas da Europa e da América Latina, o destaque fica para os voos internacionais, que tiveram um incremento de 36%. A taxa de permanência dos turistas em território baiano, que era de 5,7 dias, em 2022, subiu para 6,4 dias, no ano seguinte.

Mas não é apenas graças a cidadãos de fora que o movimento acontece. O advogado Lucas Pitarelli é baiano e, além das viagens internacionais, prefere vez ou outra fazer um passeio diferente pela própria terra. “O passeio de lancha pela Baía de Camamu é algo que indico para qualquer soteropolitano. Tenho percebido essa divulgação maior entre os soteropolitanos, que querem conhecer mais do próprio estado”, exclama.

A Agência Bahia Terra Turismo também indica que passeios como a Rota do Chocolate Fazenda de Cacau Ilhéus e o Trekking Vale do Pati têm ganhado atenção. “São muitas as opções. Temos até helicóptero para sobrevoar a Baía de Todos os Santos. Ficamos felizes por observar nativos e turistas aproveitando e descobrindo coisas novas”, conclui Felipe, que atingiu um crescimento de 30% em seu negócio entre o meio e o final de 2023.

Leia mais

Música

Com shows de Luiz Caldas, Negra Cor e Herbert Richard, o evento Black Tie celebra os 72 anos do hotel e os 18 da...

Streaming

Mais uma daquelas continuações tardias de alguma propriedade intelectual célebre dos anos 80 e 90, a produção da Netflix Um Tira da Pesada 4: Axel...

Música

O som do cantor Belo vai tomar conta do Armazém Convention. Considerado um dos principais nomes da música brasileira e ícone do pagode romântico,...

Gente

A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) realizou a cerimônia do 27º Prêmio ADEMI-BA, a premiação mais longeva do...

Teatro

Espetáculo terá seis sessões em Salvador, em dois finais de semana

Beleza

A grande novidade na indústria da beleza é a chegada do blush em pó Soft Pinch ao Brasil, um produto que promete transformar a...

Gente

Lançamento bem-sucedido marca um capítulo importante na carreira da escritora