Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Exposição

Exposição “Floresta Encantada” estreia na CAIXA Cultural Salvador

Mostra propõe uma ponte com sabedorias ancestrais e experiência imersiva através da realidade virtual

Foto | Divulgação

Uma exposição que exige mais do visitante do que somente o olhar. Outros sentidos também estão envolvidos na experiência sensorial da mostra “Floresta Encantada” que, a partir da realidade virtual, propõe uma imersão nas artes e saberes dos povos indígenas.

Assinam o trabalho a dupla paulistana Ygor Marottae Ceci Soloaga, também conhecida como VJ Suave. Pela primeira vez na cidade, a mostra gratuita tem estreia dia 21 de fevereiro, 19h, na CAIXA Cultural Salvador, e fica em cartaz até o dia 28 de abril, com visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30.

Com animações 3D, games interativos e sons espaciais, a expo transporta o público para uma floresta encantada, onde é possível escolher caminhos e ações. “A ideia é utilizar as novas mídias e tecnologias de última geração como ferramentas para disseminar conhecimentos pertencentes ao patrimônio cultural imaterial brasileiro”, pontua Ygor. Ele e Ceci são artistas audiovisuais especialistas em arte digital com pegada de graffiti e trabalhos já assinados de animação projetada em movimento, vídeo-mapping, instalações audiovisuais e realidade virtual.

Ao colocar os óculos de realidade virtual, as pessoas são transportadas para uma floresta de energias místicas e elementos marcantes da cultura, fauna e flora brasileira. Imerso em um mundo encantado, o visitante entra em sintonia com os sons do ambiente, timbre dos instrumentos, bem como com a diversidade da flora e da beleza dos animais, despertando a importância do cuidado com a natureza.

Essa imersão virtual acontece também com interação com uma fogueira, uma onça-pintada e com o Pajé Txuã, poderoso curandeiro que conduz as pessoas pelo caminho do autoconhecimento a partir das plantas sagradas. As falas do pajé foram criadas a partir de uma entrevista que o duo fez com Txuã Pakamayte, uma das lideranças do Povo Huni Kuinda região do Rio Envira, no Acre. Além de ceder seus conhecimentos, Txuã também empresta sua voz ao personagem da instalação. 

O espaço da galeria ainda conta com cenografia e paisagismo com plantas naturais, iluminação laser, aromatização e som surround. Além disso, réplicas dos cristais presentes na experiência virtual compõem a ambientação para promover uma atmosfera imersiva. “O projeto é uma ponte para o contato com sabedorias ancestrais através da experiência proporcionada pela realidade virtual”, reforça Ceci Soloaga.

SERVIÇO:

O quê: Exposição “Floresta Encantada”

Onde: Galeria dos Arcos da Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Dois de Julho

Abertura: 21 de fevereiro (quarta-feira), 19h

Duração: de 22/02 a 28/04

Visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30

Leia mais

Cinema

Longa é uma obra-prima e ainda tem a presença marcante do baiano Wagner Moura

Gente

A renomada cientista baiana Dra. Jaqueline Goes, reconhecida por coordenar a equipe que sequenciou o genoma da COVID em tempo recorde, participou hoje, 15,...

Gastronomia

Novidades são versões inéditas do sabor do momento e ficarão por tempo limitado no cardápio

Perfil

Conheça a trajetória dessa baiana de sucesso

Gastronomia

Granja União Merlot Rosé ganha rótulo especial para brindar a nova estação

Gente

Em clima de festa, o engenheiro agrônomo e paisagista Alex Sá Gomes celebrará seu 61º aniversário em grande estilo, reunindo seus amigos e familiares em São Paulo. Com a...

Música

A cidade de Salvador se prepara para receber a estreia da edição baiana da turnê “Jorge & Mateus Único”. O evento está agendado para...

Gente

Parada obrigatória no roteiro gastronômico de Salvador, o Cafélier completou 30 anos de atividade neste domingo (14). O empresário Paulo Vaz recebeu amigos e...