A cantora Dua Lipa revelou, em entrevista à BBC Rádio, que não acha sorvete de chocolate tão bom, que gosta mesmo é de sorvete de creme com azeite. “Eu coloco azeite e sal”, revelou em entrevista à BBC Radio, de Londres.
Mas será que essa mistura funciona? “O azeite, por ser uma gordura boa, traz muito sabor à sobremesa. E harmoniza suberbem com chocolate de boa qualidade”, garante a chef Lisiane Arouca, que criou, em seu Rooftop do Fera Palace, um sorvete e um creme inglês de azeite. “Deve ser extra-virgem de ótima qualidade também”, destaca.
Outra chef que também já serviu sorvete com azeite foi Kafrin Bassi, do Manga. A sobremesa era com leite, coalhada e azeite. “A combinação é maravilhosa. Para mim, é melhor ainda se for sorvete de baunilha com azeite”, conta a chef.
Ela, que é alemã, já trouxe óleo de semente de abóbora de lá para servir com sorvete de baunilha. “Não é mesma coisa que o azeite, mas é bem parecida e ficou uma sobremesa maravilhosa”, afirma e ressalta: “Deve ter alguns componentes de sabor iguais na baunilha e no azeite, por isso funciona bem”.
O começo desse hype gastronômico foi na Espanha, com o chef Ferran Adri, que lançou uma linha de azeites com baunilha e canela, mas já tinham sobremesas portuguesas com a utilização de azeite e mel. “Já provei sorvete, fora do Brasil, com azeite. Também experimentei mousse de chocolate com azeite, em Barcelona. A combinação é deliciosa, quando bem feita, e os ingredientes também precisam ser de qualidade”, afirma o advogado e infuenciador digital Felipe Almeida, que dá dicas de ótimos restaurantes e vinhos no perfil @almeida1984.