Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gente

Larissa Luz celebra a diversidade da música negra no Carnaval de Salvador

Com o projeto Atlânticarnaval, a artista apresenta homenagens aos blocos afros, à mulheres negras e ritmos como Rap, Reggae e Rock

Foto | Caio Lírio

A cantora e compositora Larissa Luz está pronta para começar o Carnaval de Salvador de 2024 e promete levar para a rua uma celebração da música negra. Com o projeto Atlânticarnaval, a artista propõe um circuito de palcos em diferentes espaços da festa, como a Praça Castro Alves, o Largo do Pelourinho e o bairro do Rio Vermelho.

A primeira apresentação do projeto acontece na sexta-feira (09) na Praça Castro Alves, com uma homenagem ao rap. Larissa convida Karol Conká para um show que destaca a riqueza e explora as nuances do gênero. Também na sexta, no Largo do Pelourinho, a artista reverencia cantoras negras que marcaram a história da música, como Elza Soares, Leci Brandão, Nina Simone, Beyoncé, entre outras.

O Atlânticarnaval segue no domingo (11) com uma apresentação no projeto Donas do Som, uma iniciativa de Larissa junto com a produtora Fernanda Bezerra que busca valorizar o protagonismo feminino na folia, dentro e fora dos palcos, e chega à segunda edição em 2024. A apresentação acontece no estacionamento da Praça Castro Alves com um repertório em homenagem aos blocos afros. A proposta é uma mescla de beats eletrônicos com o grave dos tambores, em uma fusão entre o contemporâneo e as raízes culturais.

Na segunda-feira (12) no Palco Rio Vermelho, Larissa explora a relação entre o rock e a negritude. E, encerrando o Carnaval na terça-feira (13), no Largo da Tieta (Pelourinho), a artista divide o palco com o Ministereo Público em um show de Reggae. A apresentação traz um repertório de música negra brasileira e universal sobre riddins clássicos do dub, dance hall e ska.

“A minha inspiração foi a extraordinária jornada da cultura negra ao longo dos séculos. O Atlânticarnaval explora as ondas da Afrodiáspora, navegando pelos palcos da cidade durante o Carnaval. A ideia é transcender fronteiras e conectar audiências em toda a cidade. Cada nota é uma história, cada batida é uma lembrança e cada acorde é um elo entre os continentes, unindo passados e presentes em uma harmonia única. Com um repertório diversificado, buscamos criar um espaço em que a música se torne uma linguagem universal de celebração e compreensão.”, afirma Larissa Luz.

Os figurinos para o Carnaval de 2024 também se inspiram na diversidade da cultura negra. A artista convidou estilistas, como Alexandre dos Anjos, Meninos Rei e Edemilson Andrade (que também assina o hairstyling), para criar looks que representam as várias nuances da música negra. Edemilson Andrade, por exemplo, preparou um traje inteiramente trançado, uma homenagem especial à história das tranças.

Participação com BaianaSystem

Além das apresentações do projeto Atlânticarnaval, Larissa Luz é uma das convidadas do Navio Pirata do BaianaSystem, grupo com o qual a artista tem uma relação longa. Ela participa do desfile de segunda-feira, 12, no Circuito Osmar (Campo Grande), que marca um reencontro entre a artista e a banda na folia.

“Faz anos que a gente não faz um Carnaval juntos. Eu participei de um dos primeiros anos do BaianaSystem na festa e depois a gente só se encontrou em outros momentos. Então estou bastante feliz com essa participação”, lembra a artista que, no último dia 12, cantou junto com o Baiana no festival Universo Spanta, no Rio de Janeiro.

AGENDA

09/02 – Sexta-feira
Reverência ao Rap – Convidada: Karol Conká
Praça Castro Alves

09/02 – Sexta-feira
Homenagem às mulheres negras
Largo do Pelourinho

11/02 – Domingo
Saudação aos blocos afros
Donas do Som – Estacionamento da Praça Castro Alves

12/02 – Segunda-feira
Participação Navio Pirata do BaianaSystem
Circuito Osmar – Campo Grande

12/02 – Segunda-feira
Menção ao Rock negro
Palco Rio Vermelho

13/02 – Terça-feira
Dia do Reggae! – Convidando: Ministereo Público
Largo da Tieta (Pelourinho)

Leia mais

Música

Evento acontece no Wish Hotel da Bahia

Música

Apresentação será na Concha Acústica do TCA

Bahia

Estar no Mapa do Turismo Brasileiro traz benefícios para a região

Negócios

Grupo vai passar 3 meses na sede da empresa em Shenzhen

Beleza

A nova marca de Bianca Andrade, Boca Rosa, lança o Stick Pele, um produto multifuncional com 50 tons, a maior variedade de cores em...

Moda

Carol Rossato apresenta a segunda parte da incrível colaboração com a diretora criativa Manu Bragança. “Adoro a Manu e o estilo único dela! Acho que ela deu...

Sustentabilidade

A crise climática se manifesta de diversas formas ao redor do mundo, desde secas extremas até inundações devastadoras, evidenciando a urgência de uma transição...

Gastronomia

O Principote, na Praia do Buracão, no Rio Vermelho, promove, neste sábado, 15 de junho, das 19h à 0h, a Blue Moon Music Session. Em parceria com...