O escritor baiano Itamar Vieira Junior é um dos destaques do Prêmio Literário de Dublin, um dos mais importantes prêmios literários do mundo. Vieira Junior é um dos 80 semifinalistas da edição de 2024, com seu romance Torto Arado.
Torto Arado é um best-seller que conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, que vivem em situação análoga à escravidão no Recôncavo Baiano. A obra foi traduzida para o inglês por Johnny Lorenz e foi indicada ao prêmio pela Biblioteca Municipal do Porto.
O Prêmio Literário de Dublin contempla romances publicados no país no ano anterior. Ao todo, concorrem 31 obras traduzidas e 16 de romancistas estreantes, que foram indicados por mais de 400 bibliotecas espalhadas por 177 países.
Além de Vieira Junior, outros autores lusófonos disputam o prêmio, como o cearense Stênio Gardel e o moçambicano Mia Couto. Também estão na disputa autores como a americana Gabrielle Zevin, a argentina Mariana Enríquez e o guatemalteco Eduardo Halfon.
Os finalistas do prêmio serão conhecidos no dia 26 de março. O júri do concurso é formado por Chris Morash, Daniel Medin, Ingunn Snædal, Anton Hur e Irenosen Okojie. O vencedor será anunciado em 23 de maio durante o Festival Internacional de Literatura de Dublin.