Às vésperas do Carnaval, o movimento de compra e venda de abadás e camarotes para a festa em Salvador cresce ainda mais, principalmente as vendas pela internet. O grupo Quero Abadá, que é um dos maiores canais de vendas dos principais blocos e camarotes de Salvador, chama atenção para alguns cuidados que os foliões precisam adotar ao realizar compras neste período, sobretudo pela internet, a fim de evitar fraudes e golpes financeiros.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval deste ano deve movimentar cerca de R$ 8,18 bilhões – 27% mais que em 2022 – momento que atrai também fraudadores. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que cerca de 816 mil turistas venham à Salvador durante a festa e, segundo o diretor do Quero Abadá, Vitor Villas Bôas, 70% dos foliões que buscam a marca são turistas, ou seja, realizam suas compras online.
“Por isso, nós investimos no sistema de segurança e privacidade de dados em todo o nosso site, garantindo um checkout otimizado e a compra segura através da plataforma. Nosso site possui o certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer), que impede que pessoas não autorizadas tenham acesso a informações disponibilizadas pelos nossos clientes no momento da efetivação da compra. Por meio desse certificado, os dados dos clientes como CPF, número do cartão de crédito e RG são criptografados antes de serem encaminhados para nosso servidor, protegendo as informações”, explica Vitor.
E para ajudar os foliões a evitarem golpes e fraudes na hora de comprar seus abadás pela internet, o Quero Abadá reuniu 5 dicas fundamentais:
Observe se o site é seguro
Ao acessar o site, preste atenção se o endereço está correto e verifique na barra de endereços o protocolo “https://” ao invés do “http://”. Também confira o tradicional cadeado no navegador e se a barra fica verde.
Confira os canais de atendimento
As lojas virtuais que obedecem à legislação disponibilizam para seus clientes canais de atendimento de fácil acesso: pode ser e-mail, chat ou telefone. É importante que, pelo menos, um deles esteja ativo e que você consiga falar com alguém. Os canais de atendimento servem para você reforçar sua segurança, tirar dúvidas, se informar sobre políticas de pagamento e retirada do produto.
Cuidado ao informar seus dados
Antes de fazer uma compra na internet, é normal que a loja peça para você informar dados como o seu nome completo, data de nascimento, e-mail e endereço. Durante o pagamento, o número do cartão, a data de validade dele e o código que está atrás também são solicitados. O que uma loja séria jamais pedirá é a senha do seu cartão. Essa informação é pessoal e intransferível — usada somente em compras presenciais e apenas por você.
Compre apenas por meio dos seus dispositivos
Ao usar apenas os seus dispositivos, as chances de ter problemas são menores. Não use computadores, smartphones ou tablets públicos e de outras pessoas. Você não sabe se esses equipamentos estão seguros e garantem a proteção dos seus dados. Além disso, existe a possibilidade de esquecer alguma conta aberta e a outra pessoa que for usar ter acesso. Em lugares públicos, como os hotéis, onde muitas pessoas usam o mesmo equipamento, os riscos são ainda maiores.
Desconfie de ofertas milagrosas
A internet está cheia de sites fraudulentos e os bandidos se aproveitam exatamente desse desejo do consumidor de ganhar em uma negociação. Se você notou que um produto está com um preço muito abaixo do comum, desconfie. Verifique se o site é conhecido antes de fazer qualquer tipo de cadastro ou informar dados, faça uma pesquisa sobre ele na internet. Desconfie de ofertas de pessoas que se apresentam como representante das Produtoras e de Patrocinadores dos Blocos e Camarotes, oferecendo abadás com preços muito menores ou com preço similar, pedindo depósito antecipado como garantia.
