Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Gastronomia

Festival Tempero no Forte movimentou a Costa dos Coqueiros com Música Instrumental e Gastronomia

Evento cultural e gastronômico aqueceu a cultura, o turismo e a economia da Praia do Forte e entorno

Foto | Leonardo Freire
Foto | Leonardo Freire

Após intensos 11 dias, terminou nesse último domingo, 10, a décima sétima edição do Festival de Cultura e Gastronomia, Tempero no Forte. O evento, que teve como tema “Costa dos Coqueiros – Riquezas e Sabores do Litoral Norte/Ba”, foi um verdadeiro desfile de atrações culturais, capacitações para o Trade, além de pratos saborosos e criativos, que valorizaram a cultura e a gastronomia baiana e brasileira.

O primeiro final de semana do Festival foi marcado por três dias de cultura e entretenimento, trazendo Música Instrumental de qualidade e encontros inéditos que marcaram positivamente a experiência de turistas e visitantes no destino. Na abertura do festival, o encontro foi da Charanga Fiesta de Praia do Forte e do Grupo Cultural local Paparutos que fizeram juntos o Circuito pela Vila, dando espaço na sequência, para a aula na Cozinha Show com a Chef Tereza Paim, curadora do Festival, que se juntou a um trio de produtores e agricultores familiares do município de Mata de São João e preparou a Salada Terroir Praia do Forte, divulgando o turismo rural local, que cresce a cada ano.

Completando com maestria o repertório musical do Tempero, o Trio de Cordas Som Maior, formado por músicos da região, encantou o público com Música Instrumental Brasileira e execução de primeiríssima qualidade, assim como a música latina da Sonora Amaralina, que embalou o público no Projeto Tamar. Foi memorável também o encontro do grupo percussivo feminino, Banda Didá, de Salvador, com a Charanga Fiesta, de Praia do Forte e o som “street band” da Banda Décadas que arrastou com muito swing e alegria, turistas e visitantes, do início da Vila até o Projeto Tamar.

E na Gastronomia, não foi diferente, Chefs de outros estados e de Salvador, como Morena Leite, Isaias Neries, Anouk Miggoto, Danilo Fernandes, Jadson Nunes, Vini Soares, Gonçalo Ramires e Mauro Orlando, compartilharam seus conhecimentos com cozinheiros e comunidade local, além dos Chefs da região, como Freddy Miranda e George Marques, do Tivoli Ecoresort Praia do Forte e Adeilson Lisboa, que completaram o time de estrelas da Cozinha Show, que teve aulas lotadas e aclamadas pelo público. Os workshops do Senac sobre Ficha Técnica e Precificação levaram ao “Trade” da região, mais conhecimento e instrução para aperfeiçoamento da mão de obra e evolução dos serviços turísticos.

O Tempero no Forte mais uma vez comprovou seu DNA de promover a cultura e a gastronomia baiana e brasileira e dar visibilidade à criatividade e aos talentos locais, movimentando a economia criativa da região.

Realizado de 30 de novembro a 10 de dezembro e citado em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV) como uma das três principais atrações da região, junto com o São João e Réveillon, o Tempero no Forte é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Senac, CLN, Turisforte, Venturoli, Prefeitura de Mata de São João e Governo do Estado da Bahia, com organização e produção da 2D Projetos Culturais e Eventos.

Leia mais

Gastronomia

Evento acontece no último sábado de cada mês, das 12h às 16h, com buffet completo de feijoada, programação musical e opções vegetarianas

Moda

A Mizuno lança no Brasil a linha de supertênis Hyperwarp, desenvolvida para corredores que buscam desempenho em treinos rápidos e provas de alta intensidade....

Música

Apresentação gratuita será no Palco Arara, na Praça Maria Felipa

Gastronomia

Espaço funciona todos os dias, das 12h às 22h

Gente

Em celebração ao dia de Iemanjá, a Casa Su Misura realiza, entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro, uma ação especial...

Música

Salvador vai receber a turnê de Jorge Vercillo JV30 Parte II – “Mais um final feliz”, sábado, 2 de maio, às 19h, na Concha...

Música

Encontro histórico acontece no dia 31 de janeiro, no Candyall Guetho Square, e marca 25 anos do álbum “Maga Afropopbrasileiro” e da canção “Dandalunda”