O circuito de Feira Artesanato da Bahia encerrou com chave de ouro, em Lauro de Freitas. De sexta-feira até domingo, a atmosfera natalina tomou conta da Feira, na Praça da Matriz, onde centenas de pessoas foram em busca de produtos artesanais originais e de qualidade, assinados por artesãs e artesãos baianos. O domingo também contou com a apresentação do Samba de Roda Renascer, do Quilombo do Quingoma, que descontraiu o público com o autêntico samba de roda.
“A Feira de Lauro de Freitas é a última do circuito anual do Artesanato da Bahia. Ela consolida a Feira como importante estratégia de comercialização e promoção das artesãs e dos artesãos e a sua produção. Além de construir uma ponte importante entre essa produção e as manifestações culturais de diversas regiões onde estivemos”, comenta Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato – CFA.
Desde a primeira edição de 2023, em Prado, em fevereiro, no Museu de Arte da Bahia – BA, em janeiro, a Feira Artesanato da Bahia seguiu uma turnê de sucesso pela Bahia. Além de Salvador, o evento foi realizado em diversas cidades, entre elas, Jacobina, Porto Seguro e Ilhéus. Não faltaram as edições especiais, como a indígena, no MAM, a Afro-Indígena, no Festival Internacional Liberatum; no Festival da Cerâmica Maragogipinho; e a realizada na Festa da Boa Morte, em Cachoeira. A Feira também teve concorridas edições no Shopping da Bahia e no Shopping Barra.
Na edição de despedida da Feira Artesanato da Bahia, em 2023, Lauro de Freitas contou com a participação de expositores do município, Salvador e outras cidades da Região Metropolitana. Quem estava à procura de produtos para presentear nas festas de fim de ano ou para uso próprio, encontrou peças originais, feitas à mão através de técnicas diversificadas. As artesãs e artesãos apresentaram cerâmicas figurativas e utilitárias, trançados de fibras, crochê, arte em tecidos, bordados em richelieu, renda de bilro, redendel, macramê e biscuit.
A realização do evento é da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, em parceria com a Associação Fábrica Cultural, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e Secretaria Municipal de Trabalho Esporte e Lazer (Setrel).