O desfile de moda artesanal Bahia Ancestral e Contemporânea, composto com peças criadas por artesãs e artesãos baianos, será apresentado para os convidados do jantar em homenagem a cantora maranhense Alcione, oferecido pelo Festival Internacional Liberatum Brasil, nesta sexta-feira (03/11), às 21h, no restaurante Amado.
A proposta do Artesanato da Bahia e do Governo do Estado, é levar para a passarela as roupas e acessórios que expressam os saberes e fazeres ancestrais e contemporâneos, traduzidos em produtos que carregam em si os valores singulares da cultura, lutas, desejos e da história do povo baiano.
A igualdade, inclusão e diversidade que formam os princípios do Liberatum, também inspiram a moda do Artesanato da Bahia, que terá como público importantes convidados da cultura negra, entre eles, as atrizes Viola Davis e Angela Basset. Além de ser homenageada por artesãs e artesãos baianos na passarela, Alcione também será reverenciada com um show especial das cantoras Luedji Luna e Majur.
A moda artesanal expressa a diversidade da cultura baiana, destacando os saberes e fazeres dos povos originários, quilombolas e várias regiões do estado. Este é o principal conceito que a produtora Tininha Viana segue na direção e no styling do desfile, misturando looks com roupas e acessórios criados com diversas técnicas e materiais. Todas as peças produzidas apresentadas no desfile são comercializadas na loja da Casa Artesanato da Bahia, no Lorgo do Porto da Barra, 02 – Barra.
As criações de artesãs e artesãos vão encantar o público com roupas diferenciadas nas formas, texturas e cores, em crochê, rendas renascença e bilro, macramê e bordados, entre outras. Na composição, os acessórios se destacam em peças criativas de madeira, frivolité, cerâmica e palhas trançadas.
“Para a CFA/Setre é extremamente importante a moda artesanal no Liberatum Brasil. Durante o jantar para convidados importantes, personalidades da cultura e da política, vai ser muito bom apresentarmos a pujança e a diversidade da moda feita pelas mãos de baianas e baianos”, afirma Weslen Moreira, coordenador do Fomento ao Artesanato – CFA.
O desfile Moda Artesanal da Bahia, no Festival Liberatum, é resultado de mais de 10 anos de execução da Política Pública do Artesanato da Bahia, desenvolvido e executado pela Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, do Governo do Estado. As ações são realizadas em parceria com a Associação Fábrica Cultural.