A convite do Grupo Andrea Velame, a Vi3 Arquitetura, capitaneada pela arquiteta Viviane Vieira, apresenta a suíte Argila Brasileira na primeira edição da Mostra Conceito Hotel Suítes no Gorges Hotel Residence. O tema escolhido para a Suíte Argila foi “A incorporação da arte e do artesanato como forma de personalizar os espaços e de valorizar a produção artística local”, explica Viviane. “As peças da artista plástica Selma Calheira, idealizadora da fábrica-galeria Cores da Terra, localizada em Ibirataia, são a alma deste projeto” , conta a arquiteta.
Selma Calheira é uma notável representante da cultura regional da cidade de Ibirataia, no sul da Bahia, onde fundou em 1989 fundou o Centro de Artesanato Cores da Terra, para trabalhar com a arte da cerâmica e do ferro. As obras de cerâmica da artista plástica são comercializadas na Europa e nos Estados Unidos.
Em seu Centro Cultural realiza o evento Queima Cultural – Homens de Barro, em que o público assiste a peças modeladas em argila sendo levadas ao forno e transformadas em esculturas primitivas de cerâmica, que medem de 2 a 5 metros de altura. Elas representam um ser de muita força e retratam uma história fictícia de pessoas simples e corajosas, que encontram na terra a força para continuar prosperando. Calheira recebeu o prêmio “Gente que Faz” em 1996 por seu trabalho com pessoas economicamente desfavorecidas em uma das localidades mais pobres do Brasil.
“O trabalho da artista transita com muita fluidez entre os conceitos que definem e distinguem arte, design e artesanato. Ora trazendo a livre expressão que também se pretende como impulsionadora de reflexão, ora utilizando da própria linguagem estética para criar objetos que atendam uma função dentro do mercado” aponta Viviane. A suíte traz uma seleção de cores e peças em cerâmica que para nós representam a força da argila nacional que, graças a sua versatilidade, pode ser encontrada em distintos processos produtivos: na medicina alternativa, cosmetologia, na construção civil, e com certeza nos tantos outros mercados, como a peça Homem de Barro, de 1,70m figura na varanda do apartamento.