Sob o tema Manifestos para o Século XXI, o Fronteiras dos Pensamento acontece em Salvador, segunda (30) e terça (31 de outubro), às 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio. Os ingressos custam a partir de R$ 50 e estão à venda no Sympla.
Eleita pela Time Magazine como a jornalista mais corajosa da América Latina, sobreviveu a vários atentados contra a sua vida em retaliação às denúncias contra traficantes de crianças, Lydia Cacho vai falar na segunda, 30.
Já na terça, o neurocientista Sidarta Ribeiro e a psicanalista Vera Iaconelli é quem encerram a programação do evento, que é um encontro de mentes brilhantes refletindo a diversidade de perspectivas e preocupações que permeiam nossa sociedade global.
O século XXI representa uma oportunidade singular para moldar um futuro mais justo, sustentável e inclusivo, e os manifestos se tornam ferramentas poderosas para expressar aspirações e catalisar ações que nos levem a esses objetivos.
Neste cenário de questionamento profundo e engajamento ativo, convidamos você a desafiar suas perspectivas preestabelecidas, a fazer perguntas e a se comprometer com um pensamento mais crítico.
30 de outubro
LYDIA CACHO
Eleita pela Time Magazine como a jornalista mais corajosa da América Latina, sobreviveu a vários atentados contra a sua vida em retaliação às denúncias contra traficantes de crianças. Em seus mais de 30 anos de carreira, lançou 23 livros e publicou mais de duas mil matérias, recebendo 64 prêmios internacionais por seu trabalho jornalístico.
31 de outubro
SIDARTA RIBEIRO
Pai, capoeirista, biólogo e doutor em comportamento animal pela Universidade Rockefeller com pós-doutorado em neurofisiologia pela Universidade Duke, nos EUA. É cofundador e professor titular do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É um dos maiores especialistas do País em substâncias psicoativas. Autor do best-seller O Oráculo da noite, sua mais recente publicação é Sonho manifesto: dez exercícios urgentes de otimismo apocalíptico.
VERA IACONELLI
Psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, membra do Instituto Sedes Sapientiae e da Escola do Fórum do Campo Lacaniano, autora dos livros Mal-estar na maternidade (2020), Criar filhos no século XXI (2019) e Manifesto antimaternalista (2023) e uma das organizadoras da Coleção Psicanálise & Parentalidade (2020), colunista da Folha de S. Paulo e diretora do Instituto Gerar de Psicanálise.