A Diretoria do Saveiro Clube da Bahia preparou uma programação especial para a 46ª Regata da Primavera, pioneira regata Lixo Zero do Brasil, que será realizada no dia 7 de outubro. Marcando a cerimônia de abertura do tradicional cortejo náutico baiano, no dia 6 de outubro, na sede do clube, na Ribeira, o navegador Aleixo Belov ministrará a aula inaugural da Escola Social do Saveiro Clube da Bahia, idealizada com o objetivo de inserir ou requalificar jovens e adultos no mercado náutico. Cerca de 30 jovens da comunidade local participarão da aula sobre a história dos saveiros, a partir das 16h.
O evento de abertura da 46ª Regata da Primavera em Salvador contará com a presença de diretores do clube, velejadores e convidados. A programação também trará palestra sobre o projeto Baleia Jubarte, homenagens à rica história do município de Maragojipe, apresentação para as crianças da Península Itapagipana, performance das centenárias Filarmônicas Terpsícore Popular e Dois de Julho e a palestra “O Lar dos Saveiros – Protagonismo Marítimo de Maragojipe e seus Desdobramentos Históricos”.
Mais informações sobre a 46ª Regata da Primavera:
O Saveiro Clube da Bahia está em contagem regressiva para a 46ª edição da Regata da Primavera, pioneira regata lixo zero do país, que acontecerá no dia 7 de outubro. Com percurso de 18 milhas náuticas (aproximadamente 33 km), o evento 100% sustentável tem como missão a adoção de boas práticas ambientais, além de deixar legado de consciência ambiental e sustentabilidade à comunidade. O tradicional acontecimento náutico da capital baiana vai contar com uma série de atividades em sua programação, incluindo ações educacionais e culturais que também vão envolver os moradores de Itaparica. As informações para inscrição estão disponíveis no site saveiroclubedabahia.org.
Os velejadores da regata que proporciona a contemplação da Baía de Todos os Santos vão largar da Ponta de Humaitá, passarão pela Orla de Salvador até a altura do Museu de Arte Moderna, de onde seguirão para Itaparica, que dispõe de uma base náutica com toda estrutura necessária aos navegadores para a parada das embarcações e desembarque. O ponto de chegada da Regata da Primavera é considerado por muitos navegadores como “o paraíso da vela”, graças às boas condições naturais para a prática do esporte com segurança. Considerado um dos maiores eventos de iatismo baiano, a regata contribui para impulsionar o turismo náutico e geração de empregos e riqueza.
A 46ª Regata da Primavera conta com o patrocínio master do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo; patrocínio especial da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador; e apoio especial da cidade de Itaparica.