Maior operador de logística portuária e marítima no Brasil, a Wilson Sons, por meio do terminal de contêineres (Tecon) do Porto de Salvador, é destaque na pesquisa realizada pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC).
O reconhecimento foi anunciado durante o Fórum Setorial IBRC – Logística 2023, realizado em São Paulo, nesta quinta-feira, dia 14, quando o terminal baiano foi classificado como o Porto brasileiro de maior índice de satisfação do cliente e recebeu dois prêmios: Porto com maior satisfação geral espontânea e Porto com maior resultado no índice da jornada do cliente.
O resultado da premiação deve-se a um conjunto de iniciativas das áreas de gestão, operacionalização e infraestrutura norteadas por oferecer a melhor experiência ao cliente, conforme destaca o diretor-executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço. “Esse prêmio tem um significado especial, pois é proveniente da opinião dos nossos próprios clientes. Saber que eles estão reconhecendo e valorizando o serviço que prestamos, demonstra que estamos no caminho certo, onde eficiência, segurança e transparência contribuem para a longevidade da relação, bem como para o desenvolvimento e sucesso do público atendido pelo terminal.”
O executivo ressaltou, ainda, que o comprometimento da Wilson Sons com o desenvolvimento sustentável, com práticas ESG e investimentos contínuos, são elementos que contribuíram para a reputação junto ao mercado, refletida no aumento de clientes de diversas regiões do País.
“Somos pioneiros na aquisição de equipamentos elétricos, o que reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a agenda climática. O investimento nos TTs elétricos, que vêm sendo utilizados para o transporte interno entre as embarcações e áreas de armazenagem de contêiner, somada às empilhadeiras, tem viabilizado a redução no consumo de cerca de 150.000 litros de diesel, por ano, na operação do nosso terminal. Isso equivale a até 341 toneladas de CO2 que não serão emitidas na atmosfera”, explica Lourenço.
Com atendimento às principais linhas que escalam o Brasil, o Tecon Salvador é líder no Norte e Nordeste em operações de longo curso (importação e exportação), destacando-se dentre os 10 terminais mais produtivos do Brasil, de acordo com a ANTAQ. Para a gestão do terminal, o Brasil está descobrindo o potencial do serviço ofertado no porto da capital baiana como alternativa logística viável para impulsionar o comércio exterior e a cabotagem. Desde o início das suas operações em 2000, a Wilson Sons já investiu mais de 1 bilhão no Porto de Salvador, por meio do Tecon, e segue atraindo novos negócios e investimentos para a região.
Os recentes investimentos permitiram a duplicação do principal berço, que passou a contar com 800 metros, capaz de atracar dois super navios porta-contêineres New Panamax (366m) ao mesmo tempo, além de promover a ampliação de 30.800m² de retroárea. Atualmente, o local atende a mais de 470 navios ao ano e a mais de 750 caminhões/dia com celeridade e dispõe de um moderno sistema de gestão, permitindo otimizar o gerenciamento de cargas no pátio e no navio.