Consolidado como um dos principais eventos do setor da saúde suplementar o Congresso UNIDAS chega a sua 26° edição este ano e tem como tema “Reinventar o modelo de saúde suplementar para um sistema sustentável e mais inclusivo”. O encontro tem como público principal gestores de planos de saúde de autogestão e da saúde suplementar e ocorre em 04, 05 e 06 de outubro, no Centro de Convenções Salvador.
O evento reunirá grandes nomes do cenário nacional e internacional da saúde suplementar. “Escolhemos Salvador por termos, na região, cerca de 100 mil vidas representadas em mais de 20 autogestões filiadas” diz Anderson Mendes, presidente da UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde.
“Precisamos repensar os modelos de saúde público e privado. Vivemos em momento delicado da saúde. Dados recentes divulgados pela ANS mostram que em junho deste ano, o setor contabilizou quase 51 milhões de usuários de planos de assistência médica. Esse universo gigantesco de usuários se soma ao cenário de inflação alta no setor, flexibilização do rol de procedimentos, novos tratamentos de alto custo incorporados ao rol, aumento na sinistralidade, envelhecimento da população, entre outros aspectos que tornam 2023 um dos anos mais desafiadores da história para a sustentabilidade do setor”, comenta Anderson Mendes, presidente da UNIDAS – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde, que organiza o evento há 26 anos. “Por isso, é fundamental discutir estratégias para a sustentabilidade da saúde suplementar e a sobrevivência das autogestões”.
O evento contará com presenças de peso como o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebello; o médico Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde que irá representar o Ministro da Saúde; Renato Casarotti, presidente da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde); Manoel Peres, presidente da FENASAÚDE (Federação Nacional de Saúde Suplementar); Flaviano Feu Ventorim, vice-presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB); Alexandre Quintino Santiago, desembargador coordenador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS; Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça; Mário Albiani Júnior, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia; Marcelo Tas, Strategic thinker, educator e UX specialist; e o produtor musical e apresentador João Marcello Bôscoli.
A programação terá palestras e painéis voltados para o debate dos cenários futuros da saúde suplementar no Brasil, a sustentabilidade do setor, os avanços e desafios da inovação em saúde, os novo modelo de gestão para a sustentabilidade, entre outros temas relevantes sobre o tema.
