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Cresce demanda por empreendimentos na Barra como opção de investimento

Pesquisa traz a análise dos números e confirma tendência sinalizada por especialistas e investidores do mercado imobiliário de Salvador

Foto | Divulgação

Quem investiu na Barra nos últimos anos está comemorando o bom momento do mercado imobiliário no bairro com a tendência de crescimento da demanda por imóveis para locação, não só para morar, mas, também, para o aluguel de curta duração voltado para turismo.

Segundo o AirDNA, plataforma de análise de dados que é líder mundial em relação à estatística sobre aluguel por temporada, a previsão de locação no bairro é bastante otimista, com previsão de demanda futura a partir de dezembro de 2023, e ainda mais positiva para 2024, alcançando seu pico no mês de fevereiro do próximo ano.

Os números revelam que a Barra já vem apresentando um crescimento contínuo na procura de unidades, se consagrando no mercado imobiliário como o destino preferido entre investidores e turistas, especialmente na busca por empreendimentos e hospedagens compactas, com apartamentos em formato de estúdio e quarto e sala. É neste cenário que Barra vem se destacando e sendo palco de grande liquidez.

A explicação é de Carlos Andrade, sócio-diretor da Capa Concepts, empresa especializada na concepção de produtos imobiliários, e incorporador do Blue Barra, juntamente com a Costa Andrade e a Atual. “Percebemos uma mudança de ocupação no bairro com o surgimento de vários lançamentos na região. E, na medida em que os empreendimentos estão sendo entregues, os preços do metro quadrado da Barra vêm crescendo gradualmente, valorizando todos os imóveis”, pontua o empresário.

Ele considera a Barra como o bairro que mais desponta na capital baiana em potencial de expansão de moradia, aluguel de temporada e serviços, podendo crescer muito mais. “Hoje, o desejo das pessoas é ter mais mobilidade, andabilidade e sociabilidade para um maior bem-estar. O bairro já vive essa transformação, se adequando a uma nova realidade potencializada pelas suas múltiplas vocações e pela mudança de mindset de perceber que um apartamento localizado próximo a cartões postais da cidade também é um ativo imobiliário valorizado ainda mais pelo que está ao seu redor. Tenho muita convicção de que a Barra ainda vai crescer muito, junto com Salvador e a Bahia”, avalia, enxergando a geografia da Barra como uma vantagem importante na extensão da área de lazer e convivência dos empreendimentos da região.

Valorização imobiliária

“O Blue Barra foi um sucesso de vendas em apenas sete dias e está pronto para ser entregue. Um exemplo que se destacou pelo conceito de Boutique Living, para atender a um mercado que busca experiências diferenciadas, se apropriando do estilo de vida praiano do bairro, sofisticadamente descontraído, com um projeto de alto padrão que atraiu pessoas que não abrem mão de conforto, design e praticidade e gostam do bem-estar de uma vida mais leve e sustentável, perto do mar e de praticar esportes”, completa Carlos Andrade.

Foi exatamente esse cenário que levou a empresária Mariângela Mancini a adquirir dois imóveis na Barra para investir na locação de curta temporada, o Nau e o Blue Barra. “Amo a Barra e tenho muitas lembranças porque morei muito tempo na Rua Recife, perto de um dos empreendimentos que comprei, o Blue Barra, que me apaixonei quando vi. Escolhi pelas facilidades que o bairro oferece e por ser um forte destino turístico. Tem um pôr do sol maravilhoso, andar no calçadão também é muito gostoso e, no domingo, ganhamos ruas de lazer com parte delas fechadas. Muito bom para idosos porque é uma área plana, tem tudo por perto, de bancos a mercados, e o turista ainda pode curtir o carnaval. A Barra é completa. Foi um investimento ótimo e já tenho até fila de espera para alugar. Minha neta que fez 18 anos fará o test drive no carnaval e será uma das primeiras inquilinas”, revela, ansiosa para desfrutar de tudo o que a Barra oferece antes de colocar o imóvel para alugar.

Mariângela conta que adquiriu os empreendimentos com a consultora de mercado Rosana Kauark, da imobiliária B&A, que possui sua sede na Barra há 19 anos e é testemunha da evolução e requalificação do bairro. “Vimos o crescimento e a reforma da Barra, um dos bairros mais lindos de Salvador, e o Blue Barra tem a sorte de estar entre dois famosos cartões postais de Salvador, o Farol da Barra e o Cristo, fortes atrativos turísticos da cidade, além de estar perto do Porto da Barra”, ressalta Rosana, mencionando também o melhor banho de mar da região como parte dos atrativos na comercialização dos produtos da Barra. 

Segundo a corretora, o bairro é o novo destino no mercado imobiliário, os novos empreendimentos foram 100% vendidos e continua havendo demanda na região por parte de investidores que procuram por apartamento pequenos. “Esses imóveis tiveram uma supervalorização no bairro, aquecendo o setor, que deve ainda permanecer em alta com as boas projeções da economia, baixa da taxa de juros e selic, favorecendo ainda mais a comercialização e facilitando o financiamento de unidades com clientes mais otimistas devido à valorização imobiliária da Barra”, explica.

De fato, os investimentos na Barra superam as expectativas de rentabilidade, liquidez e valorização dos empreendimentos no bairro, especialmente como opção aluguel de curta temporada, apontando para o crescimento de negócios na região. E com a chegada dos empreendimentos mais recentes, o comércio local também tende a se renovar, trazendo uma nova atmosfera para a Barra, cada vez mais moderna e atraente. 

Boas oportunidades de negócios

O empresário Rafael Valente, presidente do Grupo Civil, concorda que a Barra é um fenômeno de sucesso. Responsável pela construção do Nau, seu empreendimento também se destacou no bairro com uma velocidade de vendas fora do comum. “Foi boa surpresa ter a expectativa de vendas superada. Registramos uma valorização de até 100%, em alguns casos, em um  período de investimento de dois anos. Um de nossos clientes vendeu a unidade pelo dobro do valor, em relação ao período de lançamento. Tenho acompanhado a evolução crescente da Barra e há motivos para acreditar num futuro ainda mais promissor com a tendência de se voltar a aplicar no segmento imobiliário ao invés de investir na bolsa de valores. E com a chegada do verão e do carnaval, a performance de locação vai melhorar ainda mais essa valorização”, pontua.

O investidor que dobrou o investimento foi o administrador de empresas Joaquim Bandeira, que há 30 anos investe no setor acompanhando os melhores lançamentos, sempre atento às boas oportunidades de negócios imobiliárias. Ele comprou quatro unidades na Barra como cliente da imobiliária Silvio Agra, uma no Nau e as outras três no Blue Barra, acreditando nos diferenciais dos produtos e na enorme valorização dos imóveis depois de pronto.

“Meu objetivo é sempre investir. Fico de olho nos lançamentos que têm liquidez e vendo rápido. Com o Nau, dobrei meus resultados e minha expectativa também é grande com as três unidades que comprei do Blue Barra, todas no 14o andar, onde fica o rooftop, com piscina, espaço gourmet e vista para o mar. A planta é maravilhosa e o projeto possui uma infraestrutura muito moderna, que ainda conta com coworking, bicicletário e lavanderia, tudo com alto padrão de qualidade. O Blue e o Nau estão entre os melhores empreendimentos da Barra, pois dá para ir a pé para o Farol da Barra, shopping, farmácias, bares e restaurantes e aproveitar um estilo de vida ligado a esportes, que atrai muito o pessoal mais jovem. Por isso, mantenho meu interesse em continuar investindo na Barra”, declara.

E o que faz da Barra esse destino tão valoroso? A natureza, o mar, as piscinas naturais e as praias do Porto e do Farol da Barra seguem como principais cartões postais da cidade, ao lado de construções históricas. Como o Cristo, mais antigo que o Redentor; a Igreja de Santo Antônio da Barra, tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; e os Fortes Santa Maria, com o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana, São Diogo, com Espaço Carybé de Artes, e o Forte de Santo Antônio da Barra, o primeiro do País, com o Museu Náutico da Bahia e o famoso Farol criado no século XVII para auxiliar a navegação na região após o naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento, que também virou ponto turístico no Parque Marinho da Barra, que também atrai adeptos desde o surf, surf ski, stand up paddle, caiaque e canoa havaiana, até mergulho, natação, vela, frescobol e futebol.

Atrativos que atravessaram gerações com uma localização privilegiada, que permitiu  a Barra crescer como um bairro que margeia as melhores praias urbanas da cidade, inspira o maior carnaval do mundo e até hoje é um paraíso costeiro para encontro de diversos grupos, atividades culturais, esportivas e turísticas, sendo um lugar dotado de significados e que proporciona experiências que atraem pessoas do mundo inteiro, de acordo com o turismólogo Manoel Neto, da Secretaria de Turismo da prefeitura de Salvador e consultor especializado na criação de roteiros turísticos.


“Neste último verão, Salvador teve um aumento de 14,5% no número de turistas, passando dos três milhões de visitantes. O Carnaval também ‘bombou’ e a hotelaria da Barra ficou com 100% de ocupação. A valorização da Barra é e sempre será constante. Ela oferece uma série de produtos e serviços que enobrecem e levam ao consumo do turismo, da história, da cultura e da gastronomia da cidade, contribuindo para que o bairro seja cada vez mais frequentado. Com essa ocupação, a demanda por moradia e hospedagem cresce automaticamente, durante o ano inteiro”, pondera Neto.

Essa também é a visão de futuro da Barra, um bairro que vive uma nova formação de estilo de vida, sob a ótica e estética do empresário Carlos Andrade. Ele acredita no potencial de crescimento da Barra para se tornar uma marca-lugar para Salvador, o Brasil e o mundo, como uma referência emblemática.

“Ainda estamos nos aproximando disso, mas é fato que após passar por importantes requalificações ao longo dos anos, a Barra vem valorizando sua excelente localização, o charme natural, a vocação de atividades pela proximidade do mar e a construção da atmosfera desse lifestyle, que deve se consolidar em um futuro próximo. Mas, não tenho dúvidas de que, desde já, os empreendimentos situados em bairros com este potencial de ter a mesma significância de branding que Copacabana, Ipanema e o Leblon têm para o Rio de Janeiro, por exemplo, já saem na frente, pois o cenário atual é favorável para investidores de fora e para a rentabilidade de aluguéis de temporada. Transformações positivas, com facilidades e comodidades que ajudam a modernizar e a revitalizar a Barra, tonando-a ainda mais atraente e agradável para moradores, visitantes e turistas, com opções de imóveis residenciais à beira-mar, em uma valorização constante, favorecendo, e muito, os investimentos na região”, garante Andrade.

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