A fermentação natural é um dos processos gastronômicos mais antigos do mundo. Ele consiste em utilizar microrganismos para transformar substâncias orgânicas em produtos fermentados. Ao contrário da forma convencional de fazer massas, a técnica que utiliza elementos naturais cria sabores únicos, aumenta a digestibilidade e valor nutricional dos alimentos.
Esse tipo de método também é conhecido como fermentação lenta ou levais, e esse processo, aplicado à massa das pizzas, desencadeia reações químicas complexas, resultando em sabores profundos e intricados que ultrapassam os limites do convencional.
“O mais interessante a respeito desse tipo de fermentação é que se trata de um processo que exige paciência e extremo cuidado. Por ser um método artesanal, é necessário respeitar o tempo de cada ingrediente e seu período de repouso. É exatamente isso que a torna tão especial, além da qualidade da farinha utilizada, eu sempre prezo pelo melhor para meus clientes.”, compartilha Giovanni Rene.
O chef executivo do restaurante Allegria, conta 5 motivos pelos quais você deve optar por pizzas de fermentação natural:
