Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Negócios

CoffeeSpot é a primeira rede de cafeteria idealizada por produtores de café no Brasil

CoffeeSpot é a primeira rede de cafeterias brasileira no formato to go idealizada por produtores de café no Brasil, o que traz consistência no padrão de qualidade de todo o processo até a chegada ao consumidor final: do campo à xícara. Com abertura do e-commerce em setembro, loja física em outubro em BH e a primeira franquia em novembro em SP.

O projeto CoffeeSpot está em desenvolvimento desde 2021: trata-se da primeira rede de cafeterias no Brasil que nasce nas mãos de produtores de café! Ao verticalizar os processos de produção até comercialização, é possível trabalhar com mais controle e manter o alto padrão de qualidade desde a matéria-prima até o primeiro gole do consumidor final.

O grão fornecido passa por um controle rígido para que o consumidor final receba as melhores bebidas. São três gerações produzindo café na cidade de Carmo do Paranaíba – MG, no Cerrado Mineiro, primeira região com Denominação de Origem de Café do Brasil.

A experiência e o empreendedorismo de seus idealizadores, o terroir, a qualidade sensorial e toda tecnologia no desenvolvimento do produto fazem toda a diferença no resultado final das bebidas. São esses diferenciais que garantiram às fazendas da São Luiz Estate Coffee premiações em concursos de qualidade respeitados dentro e fora do país, conquistando o primeiro lugar em 2013 e 2017, por exemplo.

Segundo relatório produzido pelo Instituto AXXUS e encomendado pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), o consumo de café aumentou 13% no Brasil em 2021 (data em que o estudo foi realizado). “Estamos em um excelente momento da bebida no país, não só na qualidade, mas na forma de consumir. A ideia é apresentar cafés e compartilhar sabores e saberes de um jeito simples”, explica o sócio Alexandre Branco.

Ana Cecília e Alexandre, que são parceiros na vida e nos negócios, decidiram unir seus conhecimentos e criar uma inovadora rede de cafeterias com foco em tecnologia, tendências e qualidade. Ana tem contato com o café desde criança, já que seu avô foi um dos pioneiros na produção do Cerrado Mineiro, e decidiu trabalhar nas fazendas da família, a São Luiz Estate Coffee.

Já Alexandre, que é do mercado publicitário, sempre acompanhou Ana Cecília em feiras nacionais e internacionais de cafés especiais ganhando experiência e mais conhecimento de produto e mercado. Agora, decidiram compartilhar com o consumidor final os melhores cafés das origens brasileiras.

Primeiro passo – lançamento do e-commerce para todo território nacional

O link para a pré-venda dos produtos estará aberto e disponível a partir da última semana de setembro. No portfólio, o primeiro café da linha de produtos – o CoffeeSpot RED – conta com uma acidez marcante, finalização doce e de baixo amargor. Traz uma bebida final equilibrada e encorpada, que ressalta a intensidade das notas de chocolate, frutas vermelhas.

Esse café com processamento natural** é produzido no Cerrado Mineiro nas Fazendas São Luiz Estate Coffee.

O CoffeeSpot YELLOW tem uma base sensorial de notas marcantes de mel, floral, chocolate e frutas amarelas. Resulta em uma bebida suave, delicada, corpo sedoso, uma acidez viva, brilhante e uma finalização extremamente doce e agradável, de baixo amargor.

Também produzido nas fazendas dos sócios-proprietários, conta com o processamento CD ou Cereja Descascada***.

Já o terceiro pacote – o CoffeeSpot BEGE – sempre trará uma região convidada e, no caso do lançamento, o destaque será para o Norte do Paraná. Outras regiões serão convidadas sazonalmente para compor o portfólio de produtos da marca.

*O que é café especial?

Antes de mais nada, vale ressaltar que café é fruta! Por isso, é superimportante colher os cafés maduros do pé para ter uma bebida final naturalmente doce e saborosa. Produtores que apostam nesse mercado contam com diversos equipamentos para separar cerejas/frutos de café que estão verdes, podres e brocados (com inseto chamado broca).

Café especial não contém nenhum tipo de impureza no produto final, tais como graveto, pedra, inseto, terra, entre outros. Itens que geralmente representam riscos para a saúde. Frutos verdes ou podres não são permitidos para que o pacotinho de café seja classificado como especial.

**Café Natural – nome dado ao processamento pós-colheita a todas as cerejas/frutos do café que são colhidos e vão diretamente para a seca, com sua respectiva casca. Isso dá alguma diferença no sabor? Sim. Geralmente os cafés naturais são mais doces e encorpados.

***Cereja Descascada – nome dado a um outro tipo de processamento de café logo após a colheita. Nesse caso as cerejas/frutos do café são descascadas e encaminhadas para a seca. Sensorialmente, esses cafés são mais delicados com toques mais ácidos.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

No sábado, 15 de novembro, todos os caminhos irão levar para o público para a festa “É Sim Bahia”, que será realizada no Porto...

Gastronomia

O Estacionamento E do Shopping da Bahia (SDB) será palco do Brasil Brew Festival entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro....

Tecnologia

Atletas e entusiastas de esportes de alta intensidade no Brasil têm um novo aliado tecnológico à vista. A Oakley, em uma parceria estratégica com...

Música

Shows no Vou na Praia celebram a força da música baiana e unem gerações em um mesmo palco

Música

O verão será aberto em Salvador no dia 7 de dezembro, quando os timbales vão ecoar no Candyall Guetho Square para o primeiro ensaio...

Beleza

O hairstylist das celebridades revela os cuidados essenciais para manter o cabelo saudável e radiante durante o verão — com dicas práticas, produtos certos...

Beleza

Brilho que você sente antes mesmo de olhar no espelho. Toque sedoso que muda a rotina diária em um ritual de cuidado. É isso...

Gente

Professor, jornalista, ativista político e social, o presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM), Henrique Carballal, foi homenageado, nesta quinta-feira (30), com a...