Perfil

Chef Andréa Ribeiro: uma potiguar encantando com a mistura fina da Itália com a Bahia

Conheça a história da chef que comanda os restaurantes Mistura Itapuã e Mistura Contorno

Se a gente entrasse em uma máquina do tempo, voltasse para o fim da década de 70, em Natal, no Rio Grande do Norte, e falasse para a jovem natalense praieira Andréa Ribeiro, ainda com 16 anos: “Você vai ser uma chef de sucesso em Salvador”. Provavelmente ela iria rir.

Mesmo sendo criada por uma família toda voltada para a gastronomia, com a vó Raimunda sendo doceira, o pai, Wilson, tendo uma padaria, a mãe, Terezinha, sendo formada em arte culinária – hoje em dia, gastronomia -, e as tias com churrascarias, ficar comandando uma cozinha não passava pela cabeça dela, que pensava mesmo era em curtir as areias das praias de Pipa, Natal e tantas outras que encantam o Rio Grande do Norte.

Chef Andréa no restaurante Casa do Grude, em Extremoz, Rio Grande do Norte

“Eu era muito jovem e ainda brincava na beira do rio, fazia bolo, mas de areia. Ainda não tinha toda essa visão de gastronomia”, lembra a agora chef, Andréa Ribeiro, que comanda os restaurantes Mistura Contorno e Mistura Itapuã, antes chamado Mistura Fina.

Quando dona Terezinha faleceu, em 89, ela se mudou para Salvador, onde seu Wilson já morava. Ela trocou as belas praias do Rio Grande do Norte pelas soteropolitanas, onde foi muito bem acolhida. E, claro, frequentou a mais mais famosas delas: Itapuã. Nessas andanças pelas areias quentes da praia de mar calmo, Andréa frequentava – assim como tantos baianos – a barraca Mistura Fina, que ficava colada à uma colônia de pescadores.

Foi nesse momento que conheceu o italiano Paolo Alfonsi, o dono da barraca. O amor bateu e eles se casaram. Andréa passou a ajudar Paolo na barraca. “Ficava na cozinha, junto com a cozinheira, que era esposa de um pescador, e passei a conhecer a comida baiana de perto”, diz.

O Mistura Fina fazia muito sucesso porque tinha comida fresca. A gente comprava marisco, lagosta, polvo e peixes dos barcos que chegavam do nosso lado. Os executivos iam para lá de paletó e tiravam, para ficar mais à vontade.

Andréa Ribeiro

A coisa foi crescendo tanto, que a praia já estava pequena demais – e sem a estrutura devida – para atender toda a clientela interessada nos pratos saborosos do Mistura Fina. Surgiu então a oportunidade de pegar um ponto próximo da barraca, um barzinho simples. Eles não pensaram duas vezes e assumiram o lugar, que foi ganhando a forma que queriam aos poucos. “A gente continuou com a barraca e o restaurante juntos por pouco tempo, depois mantivemos só o restaurante”, conta Andréa.

Mistura Itapuã, que completa 30 anos em 2023

Surge a chef

Após contratarem diversos chefs de cozinha e a gastronomia ter despertado, Andréa tomou uma decisão: ela mesma deveria ter uma formação gastronômica. Partiu então para a… adivinhem? Isso mesmo, Itália, onde se formou pela Escola Alma e estudou com o chef Gualtiero Marchesi, conhecido por ser o criador da moderna cozinha italiana.

“Ele começou a vir com uma cozinha mais contemporânea, destrinchando a tradição muito forte que existia na culinária italiana”, destaca Andréa. Antes dessa formação, deu um pulo no sul do país para ter uma base no ICIF – Italian Culinary Institute.

Chef Andréa em seu habitat

Depois que voltou dessa experiência, chegou a hora de botar a mão na massa. Mas fazer o spaghetti aqui em Salvador não era fácil como parece. Na época, início da década de 90, as poucas marcas encontradas, não tinham muita qualidade. Resultado, a cada viagem para a Itália – onde ela e Paolo se casaram -, a mala voltava cheia de spaghetti. “Era uma loucura, mas era engraçado. A gente visitava o país para rever a família e trazer massa de qualidade”, conta a chef, que tem o risotto como sua especialidade. “Aprendi a fazer há 30 anos, catando meus próprios cogumelos na Itália, dentro de uma reserva. Foi fantástico!”, lembra.

E, até hoje, a cada ida para a Itália, uma nova imersão no mundo gastronômico. Quem a acompanha nas viagens, já sabe que muitos dos lugares de passeio com a chef Andréa são feiras, mercados, no homem que vende o peixe, que vende a lula e tudo relacionado com a comida. “Lá é um polo gastronômico mundial”, diz.

E a chef mantém sua formação estudando a linha do slow food e produtos baseados numa gastronomia com pratos vegetarianos, veganos e raw food, priorizando a agricultura local e orgânica.

Mistura Contorno: tradição em ambiente secular

Quando um empreendimento foi erguido ali na avenida Contorno, com a bela vista da Baía de Todos-os-Santos, há sete anos, o Mistura foi convidado a ter mais uma unidade ali, em uma parte de um casarão.

Mistura Contorno

Como muitos clientes do Mistura saíam da cidade para irem para Itapuã, Andréa e Paolo – agora, um ex-casal, mas ainda sócios, amigos e pais de Luca e Marcello – não pensaram duas vezes. “Chegamos aqui e começamos do zero. Quando a reforma foi iniciada e as paredes, quebradas, encontramos partes da estrutura original, do século XIX, construída ainda utilizando óleo de baleia. Falei: aqui, ninguém mexe”, ri Andréa.

O Mistura Contorno é um espaço bem disputado e, praticamente, parada obrigatória dos milhares de turistas que visitam Salvador de navio e escolhem o restaurante para almoçar. No alto verão, dependendo do horário, é mais garantido reservar uma mesa.

Futuro do Mistura em família

Luca, o caçula da chef, é formado em administração e já se mostra interessado em assumir a nova geração dos restaurantes Mistura. “Ele tem no sangue essa coisa nossa de administrar”, destaca Andréa.

A mãe coruja e os filhos Luca e Marcello

Já Marcello, fisiculturista profissional campeão brasileiro, está começando a se interessar. “Como ele é o mais velho e acompanhou a gente ‘preso’ no negócio de restaurantes, saindo de casa 7h e chegando meia-noite, ele deve ter pensando que não queria isso para ele, mas já me falou que quer vir, trabalhar um pouco, saber mais…”, diz a orgulhosa mãe. “Nunca disse para nenhum deles que teriam que continuar aqui no Mistura, como é tradição na Itália. Eles que escolheram isso. A ideia é eles assumirem, comigo por trás, claro.”, destaca.

Minha preocupação é que tudo saia da cozinha perfeito. Meu trabalho é na cozinha.

Andréa Ribeiro

E se engana quem pensa que a vida de chef de cozinha está mais light hoje em dia, apesar de já ter uma equipe pronta, e todos os restaurantes estarem bem encaminhados, com diversos colaboradores que estão com ela praticamente desde o início. Ela continua indo aos pescadores e às feiras para garantir o melhor em qualidade para os clientes. “É a partir do que tem de fresco, de bom, é que me inspiro a fazer meus pratos”, ressalta.

Mas a chef também tem seus momentos de lazer, fazendo Yoga, vendo o pôr-do-sol, andando de bicicleta e indo para academia, “que é o que me mantém em pé”, brinca, sempre com a voz calma e gestos contidos”.

Há, como eu queria ter a máquina do tempo do primeiro parágrafo e mostrar tudo que a chef Andréa conquistou para aquela jovem Andréa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gente

Após participar do Festival Internacional de Cinema de Veneza e ser presença garantida na New York Fashion Week assim como Milão e Paris, a...

Gastronomia

Além da comida dos santos gêmeos, servida no restaurante todos os dias do ano, o público pode desfrutar também do 'Menu Experiência da Comida...

Salvador

A imaginação vai rolar solta no Lego Experience, que fará breve temporada no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, a partir desta sexta-feira (13). A...

Música

Para marcar uma das festas mais tradicionais da Ilha, em comemoração ao padroeiro Nosso Senhor da Vera Cruz, o Village Itaparica promove neste sábado...

Gastronomia

Nova casa leva seu perfil mais informal à capital baiana

Moda

Evento acontece em dois finais de semana e é o local ideal para ousar

Gastronomia

Criada e produzida pela equipe do restaurante Pasta em Casa, a 5ª edição da Festa de San Gennaro vai acontecer no dia 21 de...

Salvador

Gratuito e com vagas limitadas, as atividades acontecem neste sábado, 14, e domingo,15,no Piso L4 Norte do empreendimento 

Copyright © 2022 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile