No último dia 23 de agosto, a mostra Casas Conceito, no Centro Histórico, em Salvador (BA), recebeu profissionais de arquitetura e decoração para uma conversa sobre cores. A palestra “O vendedor de cores”, com o influencer e design de interiores Newton Lima, foi o destaque do encontro. Promovido pela Sherwin-Williams, líder global na fabricação, distribuição e venda de tintas e revestimentos, o evento também reuniu personalidades de lifestyle interessadas em saber mais sobre o infinito universo de tons, nuances e paletas. “As cores no ambiente têm funções muito além da estética. Elas também podem ter grande influência sobre nossas emoções, percepções e sensações”, explica Patrícia Fecci, especialista em cores e gerente de marketing da Sherwin-Williams.
Considerado o principal evento de arquitetura, decoração e design do Nordeste, a mostra é idealizada pela empresária Andrea Velame. Entre os ambientes repaginados com novas cores e texturas, estão espaços dedicados ao entretenimento, música e gastronomia. Para a palestra, o local escolhido foi o Restaurante Chão, do chef Vini Figueira, com projeto arquitetônico assinado por Marcus Barbosa. “Por ser no subsolo e ter muitos pilares robustos em todo o espaço defini um tom de cor que me remetesse ao chão. A cor da terra de massapé me ajudou a criar uma caixa monocromática em contraponto à força da beleza e a luz da Baía de Todos os Santos”, explica o arquiteto.
Restaurante oficial da Casas Conceito, o Chão também recebeu a linha efeitos especiais da Sherwin-Williams. “O efeito cimento queimado trouxe uma atmosfera moderna e rústica a esse ambiente que tanto valoriza o charuto, o café e as pedras naturais que saem da terra”, acrescenta Fecci.
Abrigada no antigo Edifício Duas Américas, na Rua Chile, a primeira rua do Brasil, a mostra tem como tema “Memórias” e traz luz à história, tradição e resgate do Centro Histórico. A rua Chile, há 115 anos assim batizada, já teve outros nomes e foi palco de símbolos da cultura nacional, como cenário da obra de Jorge Amado, “Dona Flor e seus dois maridos”.
Revitalizado e inaugurado no último dia 28 de julho, o prédio revelou o trabalho de 25 profissionais de arquitetura e decoração de interiores e, desde 1º de agosto, está aberto ao público para visitação. “É o quinto ano consecutivo que patrocinamos esse evento e celebramos essa parceria. Acreditamos em iniciativas que exaltam a importância do retrofit em espaços tão significativos para a história do Brasil”, conta Luiz Piva, diretor de marketing da Sherwin-Williams.
