JetSMART e American Airlines lançam oficialmente sua aliança estratégica com a venda de voos codeshare entre os Estados Unidos e o Chile, lançando a maior rede de rotas das Américas e acesso a um programa de benefícios em viagens para clientes de ambas as empresas.
A aliança inclui uma extensa rede de rotas em parceria, bem como acesso, a médio prazo, para clientes JetSMART ao programa de fidelidade AAdvantage® da American Airlines. A aliança inclui um investimento minoritário da American Airlines na JetSMART, que ajudará no desenvolvimento da empresa na América do Sul. Com este acordo, a JetSMART terá um impulso para se expandir na América Latina e contribuir para a economia regional por meio de um maior dinamismo no turismo e em outros setores produtivos em que o transporte aéreo é essencial.
A venda de passagens desde e para os Estados Unidos – e a extensa rede global da American – conectando inicialmente com rotas no Chile (Santiago, Antofagasta, Concepción e Puerto Montt) é o primeiro de uma série de marcos que unirão a presença global da American com a oferta complementar da JetSMART de 77 rotas na América do Sul, oferecendo tarifas competitivas e amplas opções para os viajantes em todo continente americano.
As vendas de passagens começaram em 1º de junho para voos entre os Estados Unidos e o Chile com data de início em 15 de junho e podem ser reservadas no site da American ou ligando para a American Reservations. Nas próximas semanas, novas rotas em parceria serão disponibilizadas para viajantes de outras regiões do Chile e do Peru. Na Argentina, mais rotas em codeshare serão adicionadas, mediante aprovação do governo.
O programa de fidelidade AAdvantage®, ao qual a JetSMART espera ingressar ainda este ano, permitirá que os clientes da JetSMART e da American se beneficiem de ofertas especiais, promoções e acúmulo de milhas para passageiros em vários mercados sul-americanos. A aliança permitirá que os clientes ganhem mais prêmios de viagem e usem suas milhas para acessar novos destinos e benefícios exclusivos em todo o mundo. Em 2023, o AAdvantage® ganhou o Prêmio Freddie de Melhor Programa Elite nas Américas pelo décimo primeiro ano consecutivo. O The Points Guy também concedeu ao AAdvantage® um prêmio Editor’s Choice por inovação em fidelidade.
“A American estabeleceu parcerias estratégicas com companhias aéreas de todo o mundo para oferecer aos nossos valiosos clientes uma ampla gama de opções para atender às suas necessidades, estejam eles viajando a negócios, lazer ou uma combinação de ambos”, disse Scott Laurence, Vice-Presidente Sênior de Estratégia de Alianças da American. “A aliança com a JetSMART permitirá à American expandir seu serviço de longa distância entre os Estados Unidos e a América Latina, dando acesso a nossos voos, nossa rede e ao programa de recompensas de viagens AAdvantage® a mais viajantes na América do Sul.”
Por meio desta aliança, a American pode fortalecer e expandir sua rede sul-americana na Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai e atrair mais clientes em mais mercados e dar-lhes acesso à tarifas mais baixas e opções de viagem.
Para Estuardo Ortiz, CEO da JetSMART, esta aliança busca cumprir a promessa de levar o transporte aéreo a todos os cantos da América do Sul. “Desde o início, inovamos no setor, com tarifas ultrabaixas e novas rotas. Hoje anunciamos mais um passo nessa revolução, fazendo história com o lançamento de uma aliança entre a JetSMART e a American Airlines. Nossos clientes poderão acumular milhas, voar na rede JetSMART e conecte-se à rede mundial da American Airlines. Como a companhia aérea que mais cresce na América do Sul, esta aliança nos fortalece e nos posiciona para alcançar nosso objetivo de atingir 100 milhões de passageiros e 100 aeronaves até 2028.”