A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, estará com um estande na Bahia Farm Show, que acontecerá de 6 a 10 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. Durante a feira, a empresa apresentará novidades, como o anúncio da sua parceria com a Agrotoken, o lançamento do produto Granubor e as ações realizadas pelo “Movimento do Bem”, que retira lacres e tampinhas do meio ambiente para converter em doações a instituições assistenciais.
O evento é considerado estratégico para a companhia, que nasceu na Bahia, em Camaçari, há quase 30 anos. A Cibra sempre esteve ao lado do produtor baiano e se destaca, hoje, entre as três maiores empresas de fertilizantes do estado. O estado da Bahia é o segundo maior produtor de algodão do Brasil. Nessa safra, 2022/23, mesmo sem aumento da área cultivada, a expectativa é de um crescimento acima dos 10% na produção, atingindo 1,5 milhão de toneladas, com o rendimento da pluma na casa dos 41%, de acordo com os dados da CONAB.
Além do algodão, o oeste da Bahia se destaca por sua produção de soja, que atingiu 7,5 milhões de toneladas, apresentando os melhores níveis de produtividade nacional. A média foi de 65 sacas por hectare, superando os estados de Goiás e Minas Gerais, que lideravam as produtividades até a safra 2021/22.
Nos últimos cinco anos, a Bahia aumentou em 12% o seu consumo de fertilizantes. Para 2023, a expectativa é que sejam entregues 2,5 milhões de toneladas aos produtores do estado – o que deverá proporcionar um incremento nas vendas da Cibra na região. Para se ter ideia da importância da Bahia para a companhia, cerca de 20% do total do volume de fertilizantes de 2022 foram entregues pela fabricante no estado.
Agrotoken
Foi o espírito inovador e ‘alma de startup’ da Cibra que viabilizou a parceria com a Agrotoken, startup pioneira global em tokenização de commodities agrícolas. A partir de agora, a fabricante de fertilizantes passa a aceitar os stablecoin como meio de pagamento. A Agrotoken transforma os grãos já comercializados pelo produtor rural em tokens, que podem ser utilizados no pagamento do insumo.
“Com a moeda digital ‘em mãos’, o produtor rural poderá comprar seus fertilizantes, assim como faria utilizando boleto bancário ou transferência bancária, por exemplo. É mais uma opção de pagamento que ele terá à sua disposição. Na Cibra, buscamos sempre dar opções ao cliente para que ele escolha a que melhor lhe atender.”, explica Raphael Nezzi, CFO da Cibra.
Blockchain, tokenização e criptoativo não são temas novos para a empresa que, a pouco mais de um ano, lançou sua própria moeda digital, o CibraCoin. Tendo uma equipe preparada, com expertise nesse tipo de solução, foi possível implementar a nova opção de pagamento com agilidade.
“Encontramos na Cibra um mindset inovador e aberto às novas tecnologias, que permitiu o avanço rápido da parceria. Possuímos um ecossistema eficiente, seguro e confiável, que transforma a produção agroindustrial em ativos digitais lastreáveis. Na prática, transformamos os grãos em um bem digital, para guardar ou trocar por insumos, serviços e outros bens. O mercado agrícola atualmente já é e está cada vez mais digitalizado e o que a Agrotoken oferece hoje é uma importante ferramenta para democratizar o agronegócio”, afirma Anderson Nacaxe, diretor da Agrotoken no Brasil.
