A revista Exame lançou nesta quinta-feira, 20, o ranking dos 100 melhores restaurantes brasileiros, eleito por um júri qualificado de 64 críticos gastronômicos. Entre os dez primeiros, dois são baianos: o Origem, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, ficou em quarto lugar, enquanto o Manga, dos chefs Dante Bassi e Katrin Bassi, ocupou a sexta colocação.
A Exame exalta a originalidade do Origem, que só tem menu degustação. “Inaugurado pela dupla em 2016, o restaurante já não se preocupa como antes em questionar os lugares-comuns da gastronomia local. No lugar do acarajé, por exemplo, o casal serve o que apelidou de abarajé, um abará que, depois de empanado, é frito.”, escreve a publicação.
Já o Manga, que pulou da 17ª posição, ano passado, para a sexta, a Exame exaltou também a sobremesa do local, que tem menu degustação e pratos à la carte. “Pode parecer difícil, mas tente guardar algum espaço para a sobremesa. Mesmo. Sumidade no assunto, Katrin expede opções fora da curva, como picolé de cajarana com chá de rooibos e chocolate branco”.
