Gastronomia

Starbucks chega a Salvador

Bahia é o nono estado do Brasil a receber a marca e inicia a agenda de expansão no Nordeste

Como parte da estratégia contínua de expansão no Brasil, a SouthRock – operadora licenciada das lojas da Starbucks no País – anunciou hoje a abertura da primeira loja Starbucks no estado da Bahia. Localizada no Shopping da Bahia, na capital Salvador, a unidade celebra a chegada da sereia ao Nordeste e o início do plano de crescimento para a região em 2023, com o objetivo de levar a Experiência Starbucks para cada vez mais clientes no país.

Uma segunda loja em Salvador, no Shopping Barra, está prevista para inaugurar ainda no primeiro semestre de 2023, e a marca continuará a expandir na região Nordeste, com a entrada nos estados de Pernambuco (Recife) e Ceará (Fortaleza), ainda este ano.

“Estamos muito entusiasmados com a abertura da primeira loja da Starbucks na Bahia, um estado tão rico culturalmente e uma importante região fornecedora de café para a Starbucks. É uma honra trazer a Starbucks para Salvador e reafirmar nossa missão de inspirar e nutrir o espírito humano, uma pessoa, uma xícara e uma comunidade de cada vez”, celebra Claudia Malaguerra, diretora geral da Starbucks no Brasil.

Starbucks compra café do estado há mais de uma década, e usa grãos baianos arábica de alta qualidade em uma variedade de cafés produzidos pela marca, mas em especial no Starbucks® Brasil Blend, um café pensado especialmente para o paladar brasileiro, que também conta com grãos das regiões de Minas Gerais e São Paulo. Desenvolvido em 2006 para marcar a chegada da marca no país, ele é o café tradicional do dia a dia das lojas no Brasil, além de ser um sucesso de globalmente, já tendo sido exportado para diversos países.

As lojas da Starbucks contam com um espaço aconchegante e confortável para que os clientes possam desfrutar de cafés arábica de alta qualidade, do Brasil e do mundo, além de bebidas artesanais preparadas pelos baristas, de acordo com as preferências de cada cliente. Além do Starbucks® Brasil Blend, as opções do menu incluem diversos produtos especialmente pensados para os consumidores brasileiros, como o Starbucks Brigadeiro Frappuccino®, bem como a receita exclusiva do tradicional Pão de Queijo, um dos itens mais pedidos.

Com essa inauguração, a Starbucks Brasil busca oferecer aos clientes um lugar onde possam se reunir e se conectar com familiares e amigos através do café, além de desfrutar do melhor da Experiência Starbucks, que reúne café de origem ética, o atendimento por baristas experientes, inovação constante em produtos e serviços e um ambiente acolhedor, onde todos são bem-vindos.

Os clientes também terão acesso ao programa de fidelidade Starbucks Rewards™, que oferece benefícios exclusivos para seus membros. Fazendo parte do programa, a cada R$3,50 gastos, o cliente receberá uma estrela para juntar e trocar por itens da loja. Todos os pedidos da loja, incluindo customizações de bebidas, podem ser feitos pelo app da Starbucks Brasil.

IMPACTANDO POSITIVAMENTE A COMUNIDADE LOCAL

Com a chegada da Starbucks à Bahia, cerca de 60 novos empregos diretos serão gerados para a comunidade local. Para apoiar ainda mais e oferecer oportunidades aos membros da comunidade que a Starbucks atende, a marca firmou uma parceria com a Associação Pracatum Ação Social e o Senac Bahia, para oferecer cursos de barista e garçom.

Inicialmente, a parceria formará 20 jovens e adultos da comunidade do Candeal que buscam inserção no mercado de trabalho. Após a formação, eles serão encaminhados às vagas disponíveis nas lojas da Starbucks na cidade. Caso a pessoa não seja contratada imediatamente, seu cadastro ficará disponível no banco de oportunidades da Starbucks Brasil e do Senac Bahia.

Criada em 1994, pelo artista Carlinhos Brown, a Associação Pracatum Ação Social, é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que realiza programas educacionais, culturais e de desenvolvimento comunitário no Candeal, em Salvador, Bahia.  Surgiu da necessidade da comunidade de se profissionalizar e buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida e da inquietação de Carlinhos Brown, que identificando o potencial dos moradores, propõe, através da música, resgatar a herança cultural do Candeal e aproveitar elementos da realidade local para promover a transformação socioeconômica.

Desde então, a Pracatum vem desenvolvendo ações, sempre buscando aproximar e fortalecer a comunidade através de projetos voltados para o crescimento do bairro e profissionalização de seus moradores. As atividades realizadas pela Pracatum estão divididas em dois programas principais: Tá Rebocado – Programa de Desenvolvimento Comunitário e Pracatum – Programa de música, educação e cultura.

Para oferecer ainda mais apoio aos partners (como são chamados os colaboradores), a Starbucks Brasil levará para a Bahia o projeto “Eu Sou”, que oferece apoio legal e psicológico a partners trans e travestis para retificarem seus nomes e gêneros em suas certidões de nascimento. Desde o seu início, em 2020, o projeto já transformou a vida de mais de 100 pessoas no Brasil, apoiando colaboradores das lojas, escritórios corporativos e outros negócios operados pela SouthRock no Brasil, além de membros de ONGs parceiras. A edição de 2023 registrou recorde de partners inscritos, dos estados brasileiros em que a Starbucks está presente atualmente.

Com a abertura das novas lojas, a Starbucks Brasil também levará diversas iniciativas de marca para apoiar e retribuir às comunidades locais. As iniciativas incluem:

  • Caramel Day: dia do mês de dezembro em que o lucro líquido da venda de todas as bebidas de Caramelo é doado à Fundação Gol de Letra para apoiar programas de educação de jovens.
  • Mês do Orgulho – Pride: comemorado durante todo o mês de junho, um mês especial em que a Starbucks Brasil apoia a comunidade LGBTQIAP+ doando o lucro líquido das vendas do Pride Frappuccino® para organizações locais sem fins lucrativos dedicadas à inclusão e diversidade. Neste ano, a marca também beneficiará uma ONG da Bahia com a ação.
  • Global Month of Good: iniciativa global da marca que busca incentivar o voluntariado nos locais onde as lojas estão inseridas, envolvendo organizações sem fins lucrativos

A relação com a Bahia vai além do amor compartilhado por um bom café. No início de 2022, a Starbucks Foundation e a SouthRock fizeram doações conjuntas para apoiar os esforços imediatos de socorro e recuperação no local após as chuvas intensas, inundações e deslizamentos de terra no estado da Bahia. O financiamento designado para apoiar comunidades em toda a Bahia foi distribuído para a World Central Kitchen e a Gerando Falcões, em parceria com a Brazil Foundation, para fornecer comida, água, abrigo de emergência e outras ajudas imediatas.

Além disso, conforme anunciado em 2022, a Starbucks Foundation realizou uma doação à organização sem fins lucrativos Water.org para apoiar 20.000 pessoas nas comunidades cafeeiras da Bahia e Minas Gerais com acesso a soluções domésticas melhoradas de água e/ou saneamento. Além disso, a Water.org desenvolverá e distribuirá materiais de conscientização sobre água e saneamento para 10.000 pessoas com foco especial em mulheres e meninas.

1 Comentário

  1. Pingback: Starbucks Brasil amplia cardápio de verão com novas bebidas geladas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Saúde

Seis anos após receberem autorização para realizar harmonização orofacial em consultórios, utilizando toxina botulínica (botox) e ácido hialurônico, os dentistas brasileiros estão prestes a...

Tecnologia

A Samsung me enviou um Samsung Galaxy S25 Ultra, seu mais novo lançamento, para fazer testes. E o período que o aparelho chegou não...

Cinema

Pense em estudantes do 7º ano de um colégio. A professora de artes passa um trabalho: “Façam um filme falando do machismo da sociedade”....

Carnaval

Foram 06 dias de muita festa, mais de 60 horas de música boa, animação e diversão e cerca de 12 mil foliões circulando pelo...

Streaming

A divulgação da série Paradise, nova série do Disney+,não me atraiu muito. Produzida pelo mesmo responsável por This is Us, tudo fazia parecer que seria mais...

Gente

No último, mas não menos animado dia de carnaval no Expresso 2222, a cantora Preta Gil reapareceu na varanda do espaço iFood para receber...

Gente

Espaço conta com Open Bar pemium

Música

Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, programa traz obras de Ravel, Villa-Lobos, Shostakovich e Marquéz

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile