O renomado enólogo Enrique Tirado, da Vinícola Concha y Toro, desembarca em Salvador para apresentar a safra 2019 do vinho Don Melchor. A degustação, realizada em parceria com a Cabral & Sousa, será realizado nesta segunda, dia 13.
Don Melchor é o primeiro vinho ícone da indústria chilena. Representa a essência de Puente Alto, berço dos grandes cabernets do Chile que desponta em igualdade de grandeza à terroirs consagrados (a famosa crítica Jancis Robinson considera similar à Pauillac, em Bordeaux).
Sua safra 2019 é o reflexo de sua origem e do rigoroso trabalho liderado pelo craque Enrique Tirado, por entender cada detalhe do terroir e obter sua melhor expressão. É composta por 92% Cabernet Sauvignon, 5% Cabernet Franc, 2% Merlot e 1% Petit Verdot, e passou 15 meses em barricas de carvalho francês, 72% novas e 28% de segundo uso.
Segundo Tirado, diretor técnico e enólogo da Viña Don Melchor, a marca busca a melhor expressão de cada uma das videiras dentro da vinha, a fim de alcançar em cada colheita a beleza do equilíbrio do terroir de Puente Alto. “Essa é minha verdadeira obsessão. Uso todo o conhecimento e tecnologia como ferramentas para alcançar um maior entendimento, mas acima de tudo, observar e sentir cada planta e cada vinho é o que nos permite alcançar o equilíbrio perfeito em cada colheita”, diz ele.
A iniciativa reflete a aposta da Concha y Toro, terceira maior vinícola do mundo em volume, no potencial do mercado brasileiro para o consumo de vinhos premium, a partir de 150 reais. Hoje o Brasil é o quarto maior mercado, atrás do Reino Unido, Estados Unidos e China. A meta é que ocupe o primeiro lugar neste segmento.