Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Exposição

Bahia é retratada em exposição inédita na Galeria Hugo França

Mostra reúne memórias de cinco décadas de experiências vividas em solo baiano, traduzidas em obras de arte

Manguezal - Leo Laniado
Obra Manguezal, de Leo Laniado

O banho de rio, a pesca, o tempo que segue passos curtos, e o menino que, com muita imaginação, fazia de uma lata seu brinquedo mais apreciado O primeiro encontro do artista Leo Laniado com a Bahia foi tão impactante, que resultou em uma história de 50 anos muito bem vividos no local que ele chama de “a casa fora da casa”, e que agora serão divididos com o público na exposição BAHIA… MINHA, que estreia em 14 de março, na Galeria Hugo França, que fica em meio à Mata Atlântica, com extensa programação, um dia antes do Festival de Música de Trancoso.

A mostra reúne mais de 40 obras, selecionadas dos seus últimos sete anos intensos de produção, gerados em aplicativos de pintura de seu Ipad  e impressos com alta tecnologia em papel de algodão, onde questiona as semânticas da cor. São desenhos em tons ocres, carregados de muita história e permeados por “coisas que estavam lá atrás e estão ressurgindo, voltando agora”, como explica Leo.

Apesar de representarem a essência da Bahia, nada disso foi planejado. As criações foram, instintivamente, trazendo elementos do cotidiano baiano, como o mar, côco e velas, não porque um dia fariam parte de uma exposição com esse tema, mas porque são memórias saudosas e genuínas, que mesclam uma atmosfera onírica e o mundo real da experiência de ser um dos primeiros “biribandos” a chegar no balneário; como cita o próprio artista na frase “Antes de nós, só Cabral”, que compõem o enredo da mostra. 

Maré Alta, Luz ao Entardecer, Pescadores, Namorados, Mesa Posta, Sábado, Contemplação e Praia do Itaipe são algumas das obras com nomes autoexplicativos que, ao lado de outras dezenas, dão vida à BAHIA… MINHA, que estreia na terça-feira,14 de março, na Galeria Hugo França, com extensa programação a partir das 18h, abrindo o Festival de Música de Trancoso, com performances artísticas do grupo de capoeira regional, sob o comando de Mestre Diney, da Casa de Cultura de Trancoso.

BAHIA… MINHA | leo Laniado
*Galeria Hugo França – Trancoso (BA)
*Abertura: 14 de março, a partir das 18h – com performances artísticas do grupo de capoeira regional, sob o comando de Mestre Diney, da Casa de Cultura de Trancoso.
*Visitação: até 29 de abril – segunda a sábado, das 10h às 17h. Aos domingos, mediante agendamento.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Streaming

Quando o diretor Spike Lee anunciou que seu próximo projeto, este Luta de Classes, seria um remake de Céu e Inferno (1963), de Akira Kurosowa, fiquei temeroso....

Cinema

Stephen King é um escritor prolífico. Em seus 77 anos, publicou 62 livros. Sete deles, ele utilizou o pseudônimo Richard Bachman, já que, no...

Música

Evento é gratuito e reúne talentos da Bahia, do Brasil e uma atração internacional da Espanha com shows e workshops abertos ao público.

Gastronomia

Festa reúne gastronomia e cultura

Beleza

Existe algo de irresistível na simplicidade do algodão-doce: a leveza que derrete na boca, a doçura açucarada que imediatamente nos transporta para a infância....

Gastronomia

Restaurante do Tivoli Mofarrej São Paulo é o primeiro a integrar o legado do projeto com menu especial criado pelo chef Danilo Brasil

Teatro

Ingressos já estão à venda