Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Beleza

Glitter: dicas e cuidados para a pele no Carnaval

Peça importante no Carnaval, o brilho pode prejudicar a pele e exige cuidados, diz dermatologista

Glitter
Glitter

O glitter de papelaria que conhecemos hoje surgiu nos Estados Unidos na década de 1930 e se espalhou pelo mundo. No Brasil, o brilho se tornou um marco do Carnaval. Faltam poucos dias para começar a festa em que o glitter se torna um acessório muito desejado para completar o look nos bloquinhos. Mas será que a purpurina faz mal para a pele?

Segundo Karine Cade, dermatologista da Clínica Otávio Macedo & Associados, é preciso ficar atento ao tipo de glitter para aplicar na pele. “O glitter vendido em papelarias é um triturado de microplásticos combinado com óxido de ferro para dar coloração. Além de não ser indicado para uso tópico na pele, é prejudicial para o meio ambiente”, diz.

A dermatologista indica o uso de cosméticos que contém glitter em sua composição, já que são produtos que chegam ao mercado depois do processo de aprovação na Anvisa e suas fórmulas são adequadas para a pele.

Outra opção que não afeta a pele disponível no mercado é o glitter ecológico. A versão mais natural é produzida a partir de materiais como farinha de arroz, corantes vegetais e minerais, algas e gelatina incolor. “Entre o glitter comum, que é plástico, e o ecológico, o segundo é muito melhor para a pele e ainda é biodegradável”, diz Karine.

Skincare em dia, mesmo na folia

Mesmo nessa época em que o cansaço da festa pode vencer a vontade de cuidar da pele, é importante retirar o glitter da pele usando algodão umedecido em água micelar.

“Após a remoção do glitter, é preciso lavar o rosto com gel ou sabonete de limpeza para ajudar a limpar e desobstruir os poros, tanto do resquício da maquiagem quanto da poluição”, diz Karine.

Em casos em que a pessoa cola purpurina ou brilhos maiores no corpo, é importante usar cola específica para a pele. Para remover esses brilhos, Karine indica demaquilantes bifásicos.

“O uso de óleo corporal também é uma opção interessante, porque diminui a aderência do glitter no corpo, facilitando a limpeza e evitando alergias e irritações”, afirma a médica.

A médica ainda alerta que pessoas com a pele acneica devem evitar usar esse tipo de brilho. “Quem tem problemas com acne, já produz mais sebo e o uso de maquiagem ou glitter também obstrui os poros, o que pode acarretar na piora da condição”.

No olho, pode?

Embora muitas pessoas apliquem os brilhos em regiões sensíveis, a dermatologista ressalta que há riscos. Áreas como os olhos, incluindo as pálpebras em que a pele é mais fina e delicada, devem ser evitadas.

“Também não é recomendado usar próximo ao nariz, já que existe um risco de aspiração do glitter. Isso pode causar irritação no aparelho digestivo e sintomas como enjoo, vômito e dor abdominal. É importante, também, não usar em áreas lesionadas da pele, já que isso pode agravar o quadro”, diz Karine.

Além disso, é importante lembrar que produtos e acessórios não devem ser compartilhados. Eles podem estar contaminados com microorganismos que podem causar infecção, além do risco de contágio com herpes labial ou conjuntivite. A qualquer sinal de incômodo com o produto, é importante remover na hora com água corrente e sem esfregar para não causar lesões.

Foto: Divulgação/Adobe Stock

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gastronomia

A Barraca da Tetê e a festa Varanda de Yemanjá são os grandes atrativos da chef Tereza Paim no dia 02 de fevereiro, no...

Gastronomia

Operação no bairro se encerra no dia 1º de fevereiro, com tradicional homenagem a Iemanjá

Gastronomia

Eleita Melhor Gelateria no prêmio Os Melhores da Gastronomia 2025, a Crema Gelato Italiano está pronta para o verão e reabre a unidade do...

Gastronomia

Reconhecido por sua proposta criativa, atmosfera imersiva e excelência em coquetelaria, o Purgatório, speakeasy baiano que figura, há dois anos, na lista dos 500 melhores bares do...

Gastronomia

Vindima 2026 começa com colheita guiada por precisão técnica, pesquisa de terroirs e trabalho coletivo ao longo de todo o ciclo da videira

Gastronomia

Evento acontece no último sábado de cada mês, das 12h às 16h, com buffet completo de feijoada, programação musical e opções vegetarianas

Música

Além da ampla e diversa programação já anunciada para os palcos principais desta edição do Festival de Verão Salvador, o evento acaba de anunciar as...