Paulo Gustavo e sua mãe Déia Lúcia encheram teatros pelo Brasil com o espetáculo musical Filho da Mãe, no qual cantavam e contavam histórias hilárias. Até que veio a pandemia e o humorista contraiu a Covid, não resistindo e falecendo após dias de luta contra o vírus.
Como forma de homenagear o ator, o Prime Video, da Amazon, disponibiliza com exclusividade, a partir desta sexta, 16, o filme Filho da Mãe, com os bastidores dos espetáculos e da vida de Paulo Gustavo.
Paulo Gustavo teve uma carreira meteórica, mas não sem passar o famoso perrengue antes de brilhar. Ele era um sujeito engraçado e divertido, o que as cenas dos bastidores mostram com naturalidade, sem parecer nada forçado. Os embates dele com a mãe – que inspirou a personagem Dona Hermínia do sucesso teatral e cinematográfico Minha Mãe é uma Peça – são hilários. Os dois juntos já renderiam horas de risada.
Contando o início da carreira do ator – com depoimentos dele próprio relembrando momentos e pessoas próximas como o marido Thales Brito e os amigos – Filho da Mãe é de chorar de rir. E, como a estreia para a imprensa foi em uma sala de cinema com convidados, foi fácil perceber que o humor agrada a todos.
Como já sabemos o final da história, era de se imaginar que a parte final do filme seria dolorosa. Ver a preocupação dele com a Covid – e ele abordar sobre a morte em diversas partes da vida -, ver como ele ajudou a todos que trabalhavam com ele e que estavam passando necessidades com a pandemia mostrou um outro lado do humorista, que apenas os amigos mais íntimos conheciam. E mostrou como uma família estruturada – já que o pai e a madrasta dele também aparecem – foi importante para o sucesso do ator – inclusive por usar a família como protagonistas de sua história.
A estrutura do documentário, dirigido por Susana Garcia, amiga do ator, e co-dirigido por Jú Amaral, irmã de Paulo Gustavo, é eficaz ao não cair facilmente em um dramalhão.
Filho da Mãe diverte e emociona, mostrando que o Brasil perdeu um grande ser humano para a pandemia – que vitimou já quase 700 mil brasileiros. É uma linda e merecida homenagem a Paulo Gustavo.