O publicitário, compositor, crítico e curioso Felipe Havok, nascido em Belo Horizonte, é a mente por trás do site MuitoGourmet.com, que une gastronomia e turismo, e completa um ano de atividade, mostrando restaurantes imperdíveis em Salvador, inspirando os leitores a descobrir novos sabores. “É mostrar para o baiano que há muita Bahia para ser vista e mostrar, também, que existe um mundo inteiro lá fora para se descobrir!”, explica Felipe.
Com canções nas vozes de Tomate e Filhos de Jorge, Felipe deixou a música de lado para focar no site gastronômico assim que voltou da Europa, após temporada de dois anos, finalizada em meio à pandemia. E Felipe utiliza muito do que vivenciou no velho continente para mostrar sua ótica sobre a gastronomia, com muito conteúdo autoral, principalmente com relação a cafés e ao negroni, as preferências do publiciário.
“Salvador é uma cidade que tem uma cena gastronômica rica e em evolução. Novos restaurantes, festivais e encontros estão acontecendo a todo momento e a comida está ganhando cada vez mais destaque na cidade”, destaca Felipe.

Mas o publicitário fica em cima do muro na hora de eleger o melhor restaurante da capital baiana. “Um bom restaurante é aquele que sabendo disso, por suas criações, consegue contar uma narrativa de conexão inesquecível com o cliente. Ou seja, o melhor restaurante ainda está sempre por vir, e o melhor de tudo é que a busca por ele a melhor parte!”, despista.
Já nos chefs que admira, Felipe é taxativo: Fabricio Lemos e Lisiane Arouca. “Eles formam uma talentosa dupla que conta uma história com seus pratos cheios de emoção e memórias”, diz.
Clube gastronômico
Um dos próximos projetos do MuitoGourmet.com é a criação de um clube de assinatura para formar uma comunidade de pessoas apaixonadas por gastronomia e que tenham benefícios e estímulos – como descontos e mimos – para descobrir uma nova experiência.
“O projeto está em fase inicial e tem tudo para agradar tanto os gourmands de Salvador, quanto os restaurantes que serão nossos parceiros”, explica Felipe. Os interessados já podem realizar um cadastro na MuitoGourmet.com para saber os próximos passos do clube.
respeitameuacarajé
Uma das brigas que comprou nesse primeiro ano de vida da Muitogourmet.com foi com o tempero Kitano, que produziu uma publicidade com Rodrigo Hilbert e o acarajé. Detalhe: a iguaria baiana era feita por uma mistura do personagem Mário, do video-game Super Mario Bros, com um feirante, algo bem longe da tradição, servido em uma caçarola amarela, com o vendedor colocando pimenta do reino em pó.

“O acarajé é tradicionalmente vendido por mulheres negras, majoritariamente oriundas do candomblé. A atividade profissional sempre foi realizada por elas, em exemplo de superação e força femininos e é um património imaterial. Comer o acarajé preparado na propaganda é intragável e não precisamos nem provar para saber disso”, destaca Felipe.
A manifestação crítica fez nascer o #respeitameuacarajé, amplamente divulgado nas redes sociais e que rendeu uma entrevista à rádio Metrópole, em Salvador. “Foi de arder os olhos assistir a tamanha atrocidade com o delicioso acarajé. Foi como jogar pimenta na cara de quem mantém a tradição centenária, dos seus apreciadores e de todos aqueles que mantém a cultura viva.”, finaliza o criador do MuitoGourmet.com.
Foto | Di Salusttiano
