A mais nova edição da Casa Vogue, batizada de Amor de Verão, traz como destaque a casa da apresentadora Astrid Fontenelle em Morro de São Paulo, com projeto assinado pelo arquiteto baiano Adriano Mascarenhas, à frente do escritório Sotero Arquitetos.
A matéria assinada por Lúcia Gurovitz e com fotos de Ruy Teixeira mostra detalhes do refúgio de praia, localizado em um dos pedaços mais sossegados na Ilha de Tinharé, onde só se chega de barco ou avião. Construído há um ano, o local expressa o amor pela Bahia e a vontade de reunir a família e os amigos de forma despretensiosa e cheia de afeto.
A ideia da construção, que levou um ano, teve início em um encontro casual com o arquiteto Adriano Mascarenhas, velho conhecido de seu marido, Fausto Franco. Papo vai, papo vem, e a noite termina com o primeiro esboço do projeto no papel. “Pedi uma casa onde a vida acontecesse mais fora do que dentro. Ah, é muito importante: que tivesse uma parede grande o suficiente para abrigar a baiana”, conta Astrid. Que baiana? Um retrato feito por J.R. Duran nos anos 1980, comprado em 2019 pela jornalista Mônica Figueiredo, então de mudança para Portugal.
Entre os ambientes únicos, está a “cozinha da Astrid”, batizada assim porque a apresentadora não é fã da palavra “gourmet”. Aberta para o jardim e conectada às áreas sociais com o objetivo principal de não deixar a pessoa que prepara o jantar se sentir isolado.