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Grupo Corpo retorna para Salvador com apresentação no TCA homenageando Gil e Caetano

Dança

Grupo Corpo retorna para Salvador com apresentação no TCA homenageando Gil e Caetano

Na sua tradicional temporada brasileira do segundo semestre, o Grupo Corpo faz a festa para dois compositores baianos da mais alta esfera da MPB que completaram 80 anos em 2022: Gilberto Gil e Caetano Veloso, trazendo a Salvador os espetáculos “Gil”, em versão totalmente nova – com o aposto “Refazendo” – e “Onqotô”.

O programa reúne dois balés com música especialmente composta para a companhia pelos geniais baianos: “Onqotô”, de 2005, trilha de Caetano Veloso em parceria com José Miguel Wisnik; e “Gil”, de 2019, agora inteiramente refeito e rebatizado de “Gil Refazendo”, com trilha de Gilberto Gil. Com patrocínio premium do Instituto Cultural Vale; patrocínio master da ArcelorMittal; patrocínio Vivo e CCR, o espetáculo duplo será apresentado na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), no dia 22 de outubro, às 21h.

GIL REFAZENDO

A trilha especialmente criada por um dos papas da música popular brasileira, Gilberto Gil, chegou às mãos de Paulo e Rodrigo Pederneiras em 2019. E ganhou sua primeira tradução cênica – “Gil”. Três anos depois – com a pandemia do Covid-19 no meio –, a música voltou ao palco em uma nova encarnação, no espírito de renovar, reconstruir, rever, reviver. Refazer. “É um novo espetáculo”, diz o diretor artístico da companhia, Paulo Pederneiras. O nome ganhou o aposto: “Gil Refazendo”. Assim como a música de Gilberto Gil, que se ergue na releitura de temas famosos do compositor baiano, o balé foi reconstruído. Inteiro.

A cenografia se apoia numa imagem de fundo em milimétrico movimento. “São imagens em zoom de girassóis que lentamente voltam à vida”, conta Paulo Pederneiras. Vestidos de linho em tom cru – moças de camisa sobre uma malha de duas peças, rapazes de calça e camisa de corte casual –, os bailarinos dançam sob luz “branca e simples”, diz Paulo. Na música, surgem frases e temas de canções de Gilberto Gil – retrabalhadas, mas perfeitamente reconhecíveis nas suas variações, sobre tambores ancestrais, distorções do aparato eletrônico, afoxé, modinha, berimbau e um naipe de sopros de pegada jazzística.

ONQOTÔ

A perplexidade e a inexorável pequeneza do homem diante da vastidão do universo é o tema central de “Onqotô”, balé que, em 2005, marcou as comemorações dos 30 anos de atividade do Grupo Corpo. Assinada por Caetano Veloso e José Miguel Wisnik, a trilha sonora tem como ponto de partida uma bem-humorada discussão sobre a “paternidade” do universo. De um lado, estaria a teoria do Big-Bang, a grande explosão primordial, cuja expressão consagrada pela comunidade científica mundial parece atribuir à cultura anglo-saxônica dominante a criação do universo; e, de outro, uma máxima espirituosa formulada pelo genial dramaturgo (e comentarista esportivo) Nelson Rodrigues sobre o clássico maior do futebol carioca, segundo a qual se poderia inferir que o cosmos teria sido “concebido” sob o signo indelével da brasilidade: “O Fla-Flu começou 40 minutos antes do nada”.

Instrumentais ou com letra, os nove temas que compõem os 42 minutos de trilha estabelecem uma sucessão de diálogos rítmicos, melódicos e poéticos em torno das “cenas de origem” eleitas por seus criadores e do sentimento de desamparo inerente à condição humana. Na coreografia criada por Rodrigo Pederneiras, verticalidade e horizontalidade, caos e ordenação, brusquidez e brandura, volume e escassez se contrapõem e se superpõem, em consonância (e, eventualmente, em dissonância) com a trilha musical, desvelando significados, melodias e ritmos que subjazem ao estímulo sonoro.

Urdida com tiras de borracha cor de grafite, a cenografia de Paulo Pederneiras funda um espaço cênico côncavo que sugere tanto um recorte do globo terrestre com seus meridianos quanto um oco, um buraco negro, o nada ou a anterioridade de tudo. Com todos os refletores fixados na estrutura metálica que sustenta a fileira de tiras, a luz projetada por Paulo Pederneiras imprime na cena uma iluminação que remete à dos estádios de futebol.

A figurinista Freusa Zechmeister transforma os bailarinos em uma massa anônima que se funde (e se confunde) com o espaço cênico, permitindo deste modo que coreografia e cenário exerçam plenamente sua tridimensionalidade.

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