Importante agente de desenvolvimento econômico, que movimenta mais de 8 bilhões de reais na economia nacional, o Carnaval será tema do primeiro grande evento no país. A Expo Carnaval Brazil, nos dias 14 e 15 de outubro, no Centro Convenções Salvador, importantes cidades carnavalescas, como Salvador, Rio, Brasília, São Paulo, Recife e Olinda, desfilam suas propostas para a retomada oficial da folia em 2023, quando o Brasil se prepara para o grande momento de reencontro nacional.
O evento traz na sua programação painéis de discussão e apresentação de ideias sobre economia criativa, carnaval sustentável, oportunidades na folia, festa ou negócio, inovação e metaverso. A música estará presente no super show de Ivete Sangalo e o Olodum (15/10) e apresentações para os congressistas da banda Timbaladies, que será lançada por Carlinhos Brown, e do pernambucano Alceu Valença (14/10).
Após dois anos sem festa por conta da pandemia, o setor terá a oportunidade de se reunir e discutir sobre oportunidades e tendências de negócios no retorno tão esperado da maior festa popular do país. Na última folia realizada no país, em 2020, o carnaval movimentou em média R$ 8 bilhões por ano e gerou 25,4 mil empregos temporários, segundo os dados de uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Muito mais que o período oficial em fevereiro, o carnaval é tema de milhares eventos durante o ano, como shows, micaretas e outras festas que movimentam a rede hoteleira e atrai milhares de turistas. Na última folia, Salvador investiu R$ 20 milhões de recursos públicos e R$ 40 milhões do setor privado, totalizando R$ R$60 milhões. No Rio de Janeiro, segundo a Riotur, a festa movimentou R$ 4 bilhões. Estes dados não contabilizam as arrecadações em cidade com uma maior relevância no calendário, como São Paulo, Brasília, Recife, Olinda e Belo Horizonte.
A Expo Carnaval Brazil é patrocinada pelo Sebrae, Belotur (BH), Empetur (PE), São Paulo, Rio de Janeiro, Secet (Brasilia), Secult (SSA), Itaipava e TNT. O evento tem exclusividade das marcas oficiais Itaipava, Shopping da Bahia, Hotéis Accor, Plus Turismo e Rede Bahia. A sua realização tem o apoio da Saltur, Abav, Abape, Abrape, Alô Alô Bahia, Conselho Baiano de Turismo, Salvador Destination, Licia Fabio Produções, Fenasamba, Rede Cidades Carnaval, Convention Bureau, Panrotas, Centro de Convenções Salvador, Lets Go e Marter Dei.
A Expo Carnaval Brazil será cenário da pluralidade de estilos do carnaval brasileiro, transformando-se num grande espaço colorido e de tamanhos variados. As cidades desfilarão suas propostas para a retomada oficial da folia em 2023, quando o Brasil se prepara para o grande momento de reencontro nacional. Após dois anos sem festa, por conta da pandemia, o Carnaval volta a acontecer simultaneamente em todas as cidades do país.
“É essa diversidade, com as peculiaridades e expressões culturais de cada cidade do Carnaval, a fonte da nossa inspiração para criar a Expo Carnaval Brazil. Reunir em um mesmo local, mostrando toda a pluralidade da cultura brasileira sob a ótica da maior festa popular de rua do mundo”, afirma Tuca Zamaroni, CEO da Zum Brazil Eventos, idealizadora e realizadora da feira, ao lado da Iessi Music Entertainment, co-realizadora. Join Produções Culturais e Entretenimento será responsável pela co-produção do evento.
