O show de Ivete Sangalo na noite deste sábado, 15, serviu para encerrar e coroar o sucesso da primeira edição da Expo Carnaval Brazil, que aconteceu desde sexta-feira, 14, no Centro de Convenções Salvador. O evento reuniu expositores da indústria do Carnaval – hotéis, abadás, blocos, iluminação etc -, além, claro, das cidades que têm folia como Belo Horizonte, Recife, Olinda, São Paulo, Rio de Janeiro e, obviamente, Salvador.
“A Expo Carnaval Brasil superou nossas expectativas. Tínhamos o desafio de convencer população e congressistas a entenderem a proposta do evento para vir até aqui. Essa primeira edição seria um desafio, já que era algo inédito no setor e, apesar de pensarmos nela há um ano, foram em quatro meses que executamos.”, explicou Bruno Portela, diretor da Zum Brazil, que promoveu o evento. E as 10 mil pessoas que passaram pela expo mostram que ele está certo, já que a previsão era de 7 mil.

Um dos destaques da Expo Carnaval Brazil, além da qualidade dos stands, foi a dinâmica. Entre uma palestra e outra, escolas de samba, passistas, intervenções artísticas, minitrio elétrico e shows, como o de Alceu Valença e das Timbaladies – com participação de Carlinhos Brown -, animavam o público, que correspondia, saudosas do Carnaval. “Essa proposta de evento sempre foi muito clara para a gente, pois traz leveza, não é tem um lugar de palestras separado do musical. Um dos nossos desafios foi fazer os participantes entenderem isso”, afirmou Portela.
O público aprovou. “Estava com saudades do Carnaval e a feira acabou me dando um gostinho do que vem por aí. Tudo estava bem organizado e acabei conhecendo carnavais de outras cidades, o que foi muito interessante”, afirmou a empresária Jaqueline Cidreira, que participou dos dois dias do evento.
Para o artista plástico Zé Carlos, os visuais do espaço foram um dos destaques. “As cores, os formatos, está tudo muito bonito. Também gostei das palestras. Ver Daniela Mercury falando dos 30 anos do “Canto da Cidade” e assistir discussões para um carnaval mais diverso e inclusivo também me agradou”, disse.
Folia no Brasil e no mundo
“Essa primeira edição foi um divisor de águas para mostrar o que queremos fazer de agora em diante. Outras cidades já se interessaram em fazer uma segunda edição e também mandarem delegações para participarem, mas não está descartado que Salvador seja a cidade sede do evento novamente”, disse Bruno.
E não será a folia brasileira que vai ter destaque nas próximas edições. “Já contactamos com os responsáveis pelos carnavais de Mérida (Espanha), New Orleans (Estados Unidos), de Veneza (Itália) e outros. A ideia é que a gente possa mostrar outras formas de carnavais pelo mundo. Será uma das novidades da edição de 2023”, adiantou Portela.
Apesar de não ter valores ainda para revelar, Bruno garantiu que, comercialmente, a feira foi bem sucedida. “Muitas pessoas vieram nos procurar para dizer que tiveram reuniões de negócios que podem render frutos após a expo”, finalizou.
A Expo Carnaval Brazil é patrocinada pelo Sebrae, Belotur (BH), Empetur (PE), São Paulo, Rio de Janeiro, Secet (Brasilia), Secult (SSA), Itaipava e TNT. O evento tem exclusividade das marcas oficiais Itaipava, Shopping da Bahia, Hotéis Accor, Plus Turismo e Rede Bahia. A sua realização tem o apoio da Saltur, Abav, Abape, Abrape, Alô Alô Bahia, Conselho Baiano de Turismo, Salvador Destination, Licia Fabio Produções, Fenasamba, Rede Cidades Carnaval, Convention Bureau, Panrotas, Centro de Convenções Salvador, Lets Go e Marter Dei.
Que Salvador seja sede novamente desse importante evento que contou com palestras esclarecedoras e momentos memoráveis para a manifestação cultural que é o Carnaval.
