Saúde

Setembro é mês de Conscientização sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos; especialista explica doença

A Síndrome dos Ovários Policísticos, mais conhecida pela sigla SOP, é uma doença endócrina que atinge em torno de 5% a 10% da população feminina em idade fértil. O problema, mesmo bastante comum, ainda é pouco debatido e, por isso, setembro foi eleito o Mês de Conscientização sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos. “É fundamental que as mulheres estejam sempre observando seu corpo e ao menor sinal de que algo não está normal, procure ajuda médica. De modo geral, quanto mais cedo identificar e iniciar o tratamento adequado, melhor”, explica a médica ginecologista Dra. Graziele Reis, do IVI Salvador.

A SOP, um distúrbio hormonal muito comum, é caracterizada pela presença de muitos folículos (maior que 20) ou aumento do volume ovariano, irregularidade menstrual, ausência de menstruação por alguns meses e sinais de aumento dos hormônios masculinos, como acne, aumento de pêlo no corpo e queda de cabelo.

O diagnóstico é feito pelo exame de ultrassom transvaginal, aliado a exames de sangue para dosagem de hormônios e pela avaliação dos sintomas que a paciente apresenta. A suspeita de SOP se fundamenta em irregularidade menstrual e sinais de hiperandrogenismo, como hirsutismo, acne, aumento das concentrações séricas de testosterona total, livre ou de androstenediona. Ainda podem ser sintomas de SOP, a tendência à obesidade, sendo que o ganho de peso piora a síndrome. E também pode haver queda de cabelo e depressão.

“Diagnosticar a SOP envolve a realização de exames complementares, mas principalmente a observação dos sintomas clínicos da paciente. Por isso é tão importante que essa paciente mantenha uma regularidade de consultas e revisões com seu médico. Como alguns fatores podem ser considerados “normais” isoladamente, essa relação médico paciente pode ser a chave para identificar a doença”, explica a especialista.

Ainda não se conhece uma causa específica da síndrome do ovário policístico, mas sabe-se que metade das mulheres com essa síndrome têm problemas hormonais, como excesso de produção de insulina pelo pâncreas e o restante apresenta problemas nas glândulas hipotálamo, hipófise e adrenais, produzindo maior quantidade de hormônios masculinos. A doença é vista principalmente em mulheres com idade entre os 20 e os 40 anos, portanto, no auge da idade reprodutiva.

“Por isso as mulheres precisam investigar. Especialmente se ela tem a intenção de ser mãe. É comum que o tratamento para infertilidade em pacientes com SOP envolva mudanças no estilo de vida, como atividade física regular, dieta saudável, medicações para melhorar a resistência a insulina e algum medicamento para a indução da ovulação nas mulheres. Com isso, os números mostram que cerca de 50% a 80% das pacientes apresentam ovulação e 40% a 50% engravidam.

Assim como se trata de uma doença crônica, o tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos objetiva a melhora dos sintomas. Mulheres obesas, com pelos no rosto e no corpo e acne precisam emagrecer. Às vezes, só a perda de peso ajuda a reverter o quadro. Se não forem obesas, a atenção se volta para o controle da produção de hormônios masculinos, o que se consegue por meio de medicamentos que atuam, também, na regulação da menstruação, na redução da produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas e na diminuição do crescimento de pelos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Música

Show acontece na sexta-feira

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile