Especialista no desenvolvimento de mobiliário outdoor living, a Tidelli segue criando e lançando tendências mundiais quando o assunto é móvel para áreas externas.
Reconhecida como uma marca que traz o design em seu DNA, a empresa investe constantemente em inovação e tecnologia para dar vida a peças que vem se tornando objetos de desejo.
Com o objetivo de apresentar sempre novidades exclusivas no mercado, a Tidelli está lançando novos produtos e complementos, além de ampliar três linhas já existentes e consolidar a parceria com novos fornecedores de tecidos.
Alinhada com as tendências mundiais do design, a marca vai apresentar coleções compostas por produtos com formas e desenhos orgânicos e que priorizam o processo artesanal no seu desenvolvimento. “O resultado são peças únicas, com muito handmade, feitas para um público exigente e que aprecia o design”, antecipa o presidente da empresa, Luciano Mandelli.
Conheça os Lançamentos 2022:
Reafirmando uma parceria que sempre dá certo, o arquiteto Manuel Bandeira assina a nova cadeira de jantar Gamboa, para a Tidelli.
O nome da peça foi escolhido com inspiração no artefato de pesca artesanal frequentemente encontrado nas aldeias de pescadores da Bahia e também nos pontos turísticos homônimos, como o Forte e a região da Gamboa.
Moderna e, ao mesmo tempo, atemporal, a cadeira possui trama feita em corda náutica que segue uma forma contínua, sinuosa e infinita. “O trançado particular, similar ao desenho de uma concha, faz com que seu design seja simples, leve e sem modismos – criando harmonia e simplicidade visual”, explica Manuel Bandeira.
O arquiteto conta que a Gamboa chega ao mix de produtos para preencher uma necessidade da marca em ter uma cadeira que fosse objetiva, prática e funcional. Estreita, a peça não ocupa muito espaço e sua altura permite colocá-la sob a mesa. “Sua leveza faz com que seja fácil movimentá-la e a transparência da trama, com que não pese visualmente nos ambientes”, afirma ele, que completa: “Pensei com muito cuidado na ergonomia para que fosse extremamente confortável, dispensando qualquer tipo de estofado”.
Dá concepção até a peça final, Manuel Bandeira conta que se passou um ano. O profissional diz que durante o processo de desenvolvimento foi necessário pensar e olhar o móvel como arquiteto, designer, marca e consumidor.
O arquiteto destaca que a boa relação com a Tidelli possibilitou uma troca grande de conhecimentos entre ambas as partes. “Nosso projeto foi feito praticamente a quatro mãos, com ideias que se complementaram. Até finalizar, foram seis protótipos”, diz, e completa: “A maioria das pessoas não sabe, mas há muito trabalho por trás de uma peça. Há muita dedicação”.
Assinando pela primeira vez uma parceria com a Tidelli, a arquiteta urbanista Solana Marianelli apresenta a linha Carmel, composta por poltrona, cadeira e banqueta giratórias.
A profissional levou quase dois anos para a concepção completa das peças, realizando estudos e testando ideias em 3D. Em janeiro deste ano, foi para dentro da fábrica e trabalhou no protótipo junto com um artesão da empresa. “Conheci o processo de produção e fui conversar com os artesãos, saber a opinião deles sobre minhas ideias e tive um retorno muito positivo. Testei diferenciados nós, trançados e acabamentos até chegar ao resultado final que são peças exclusivas, diferentes das encontradas atualmente no mercado”.
Inspirada no Macramê e nas tendências do design mundial, a Carmel reúne – simultaneamente – os estilos rústico e moderno. Os móveis trazem formas orgânicas com linhas contínuas bem definidas, que se mesclam ao processo artesanal, tornando cada móvel único – com uma estética diferenciada. “Nos meus projetos gosto de sair do óbvio, busco sempre novas referências e inspirações. Priorizo a originalidade”, afirma a arquiteta, que completa: “Trabalhar no chão de fábrica da Tidelli foi uma experiência incrível. Os produtos são feitos por pessoas, e não em escala industrial. E isso também estará em evidência nas peças da linha. Sou muito honrada por poder fazer parte disso”.
Entre os lançamentos de 2022, destaque para o balanço Hermosa, primeiro produto 100% desenvolvido por um funcionário da Tidelli.
Autor da peça, o artesão e trançador Fábio de Jesus Santos, que está na empresa há 16 anos, revela que se inspirou na própria profissão para desenvolvê-la. “Eu amo o que faço e acredito na forma de ser artesão, que quanto mais faz algo, melhor fica. Usei minha experiência para criar um produto que oferece conforto, bem-estar e segurança, além de ter um design diferenciado que permite compactá-lo e levá-lo para diferentes lugares”.
Trançado todo manualmente com corda náutica, o balanço Hermosa apresenta trama exclusiva. Sua estrutura é em alumínio, tem assento estofado e suas cordas de sustentação suportam até 130 kg. Na parte superior, traz detalhe em madeira – o que faz com que combine harmoniosamente em diferentes estilos de decoração, além de um destorcedor que permite girar a peça 360°. “A cor define se o balanço será uma peça despojada ou sofisticada”, explica.
O artesão conta que desenhou o balanço durante as férias. Quando retornou para a empresa apresentou para o presidente Luciano Mandelli, que abraçou sua ideia. “Ele é aquele tipo de pessoa que escuta o que você tem para dizer”, afirma Santos, e completa: “Me dediquei muito para criar o produto e me sinto feliz pela oportunidade que estou ganhando de apresentar o meu trabalho dessa forma. Eu acredito que se a empresa cresce, eu cresço junto”.
Com estilo minimalista, a linha Rio foi pensada e desenhada para ter um design limpo e flexível, com peças leves e fáceis de usar em diferentes tipos de decoração.
As formas mais curvadas dos móveis tem inspiração na geografia arredondada dos morros de uma das cidades mais bonitas do mundo, o Rio de Janeiro. “Possuem um design leve e suave, que respira bastante e traz uma pegada orgânica muito atual”, explica o presidente da Tidelli, Luciano Mandelli, que assina a Rio.
A linha é composta por um modelo de cadeira, na versão com e sem braço, com estrutura em alumínio e acabamento em corda náutica. Focando no conforto, o modelo com braço não é trançado, apenas revestido.
Também conta com uma mesa lateral. Seu desenho diferenciado, apresenta detalhe na base e uma sobreposição na estrutura em alumínio até chegar ao tampo de fórmica.
A linha Quéchua faz uma homenagem aos povos nativos da América do Sul, cuja ancestralidade e técnicas mantiveram a essência, mesmo após a invasão de outras culturas.
De origem latina, a palavra denomina um idioma e também a etnia das pessoas que pertenceram a uma das civilizações mais antigas do mundo, com registros de 5.000 A.C..
Assinada por Luciano Mandelli, a Quéchua é composta por cadeiras e poltronas, que podem ter encosto e assento estofados em corda náutica ou em tecido. As peças têm estrutura em madeira com moderno design na base, além de encaixes e ângulos que remetem a arquitetura Inca.
O desenvolvimento tecnológico, a superação das adversidades climáticas – deserto, altitude e neve –, bem como a estética colorida também estão representadas nos móveis da linha através do trabalho manual da Tidelli no trançado das cordas náuticas e na tecelagem dos tecidos – técnicas muito exploradas no Peru. “Quéchua simboliza o desenvolvimento do povo Latino. Eles foram protagonistas na sua época, e muito do que fizeram permanece até hoje de forma marcante na cultura”, finaliza Mandelli.
A Soft ganhou novos módulos complementares e encostos em formatos e tamanhos diferentes.
Com design moderno, a Padang recebeu novas mesas auxiliar e de centro com tampo em granito. A estrutura em madeira recebeu um suporte em alumínio com trançado em corda náutica.
A linha de utilitários Maui terá os novos produtos: refratários nos formatos oval, redondo e retangular, além de lixeira / cesto nos tamanhos pequeno e grande. Todas as peças são revestidas com cordas náuticas.
Inspirada nas formas da natureza, a linha de mesas de centro Organika tem suporte em alumínio, pés em madeira e tampo em granito. Além de funcional, combina com decorações externas e internas, em estilos que vão do clássico ao mais despojado – mostrando a versatilidade da peça. Será disponibilizada em três tamanhos diferentes.
Convidada pela Tidelli para passar seus conhecimentos de joalheira para o universo das cordas náuticas, Karin Reiter lança em parceria com a marca a Coleção Raízes.
Inspirada no Brasil, ela nasceu da sensação e vontade de homenagear a exuberância da fauna e flora brasileiras, ricas em biodiversidade, seja de espécies animais como de vegetação.
A Coleção Raízes traz todo esse simbolismo e a força que os elementos carregam para as joias. Para além da estética, pretende incentivar a preservação das florestas.
Foi confeccionada de uma maneira intuitiva, em uma brincadeira orgânica com as cordas. É formada por “colares de parede” que podem ser usados em decorações de diferentes estilos e até mesmo na composição do look.
,
Cerâmicas de Danielle Raiola na cor Pêssego
Dentro da estratégia de lançar constantemente novos produtos, em maio deste ano a Tidelli firmou uma importante parceria com a designer de cerâmica mais desejada da atualidade, Danielle Raiola.
Inspirada nas cores de cordas náuticas da marca Apricot e Oliva, a artista assina uma curadoria de peças para mesa e decor em cerâmica para a Tidelli.
Para selecionar os produtos, Danielle Raiola levou em conta um pedido especial: que fossem versáteis e pudessem ser usados em mais de uma função. Além disso, quis fazer uma “brincadeira” com as cores da sua coleção a partir da inspiração com os tons das cordas náuticas. “Nossas escolhas têm o objetivo de transmitir elegância, funcionalidade e bem-estar”, destaca ela.
,
Cerâmicas de Danielle Raiola na cor Verde-Oliva
A designer optou por peças em uma cor quente Pêssego e na cor fria Oliva. “Elas funcionam de forma complementar e harmônica, quase como neutros. Assim, mesmo quem ainda não está acostumado a levar tantas cores para a mesa, pode criar diferentes composições, mixando ambas ou usando apenas uma delas.”
Danielle Raiola já fez parcerias exclusivas com marcas e personalidades como Dolce & Gabbana, Paula Raia, Ana Raia e Giuliana Romanno.