O Salvador Foto Clube, primeiro clube de fotografia de Salvador, completa 18 anos na data em que é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. Para comemorar a maioridade, o grupo realiza o lançamento do livro Cotidianos para Guardar – Bahia, dia 19 de agosto, às 19h, com curadoria de Fábio Gatti.
As imagens dos 51 fotógrafos, membros do clube, retratam os mistérios do cotidiano na Bahia. As páginas do livro podem ser visitadas durante a exposição disponível na sala Mansarda, no Palacete das Artes, no dia 19/08, em evento apenas para convidados, e do dia 20/08 até o dia 25/09 será aberto ao público. A versão digital do livro estará disponível, gratuitamente, a partir do dia 19 de agosto, no site www.salvadorfotoclube.com.br.
Romper o já visto por meio de um discurso visual e mostrar o invisível sobre o dia a dia, essa é a tônica do projeto Cotidianos para guardar – Bahia. “A nossa intenção é olhar para a Bahia de maneira a vencer a imagem meramente turística, enfadonha e obediente ao programa inscrito no aparelho fotográfico e na cabeça das pessoas”, comenta Fábio Gatti, artista visual, professor e curador do projeto.
A ideia foi trabalhar com o arquivo de cada fotógrafa(o) integrante do Salvador Foto Clube, esmiuçar as imagens existentes, dar a ver o que se esconde sobre a Bahia nesses amontoados de fotografias deixadas na memória eletrônica dos HDs. “Pensar o dia-a-dia e, com ele, alcançar os arquivos fotográficos foi um exercício de memória que pressupôs engajamento e atenção visual para não deixar de lado o mais importante: o mistério do cotidiano”, explica Gatti.
Foto | Adrielly Martins