A Chapada Diamantina será palco da primeira edição do Rally da Chapada, evento que reunirá os amantes do automobilismo e turismo de aventura nos dias 5 e 6 de agosto, na cidades de Lençóis e Palmeiras. Com trajeto de 100 km e 50 veículos no grid de largada, a prova terá largada na Praça Horácio de Matos, em Lençóis com percurso realizado por estradas vicinais e pontos turísticos da região como Cachoeira do Mosquito, Mucugezinho e Morro do Pai Inácio, na cidade de Palmeiras local de chegada da competição.
Os participantes, além de despertar o espírito aventureiro vão poder desfrutar das belezas exuberantes da região composta por rochas, montanhas, vales, trilhas e cachoeiras. “Lençóis que vive e respira turismo e foi gravemente castigada nessa pandemia. Diversos emprendimentos por aqui fecharam. Dois anos depois pudemos respirar com o São João que foi belissimo e agora com o Rally da Chapada, primeiro evento pós festejos juninos que vai lotar nossa cidade”, declara confiante a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna.
A prova
Diferente das provas de competição e velocidade, o Rally da Chapada é um rally de aventura, que vai proporcionar uma experiência divertida aos participantes através de tarefas que serão realizadas, unindo pessoas de todas as idades, competidor profissional ou amador e carros de todos os tipos, sejam 4×2 ou 4×4. Toda rota foi cuidadosamente traçada pelo piloto baiano Roberto Cunha, hexacampeão brasileiro de Rally Baja 4×4, que também assina a parte técnica da prova, devido a sua grande experiência em competições.
Os pilotos e suas equipes de apoio (navegadores e zequinhas) sairão do centro de Lençóis por volta das 9h do sábado (06/08) em direção ao Morro do Pai Inácio, na cidade de Palmeiras – ponto de chegada da prova. O trajeto de 100 km, vai passar por pontos turísticos e cartões postais da região, como as cachoeiras do Mosquito e Mucugezinho e o Morro do Pai Inácio. A expectativa é que a prova dure, em média, 4 horas.
Segurança garantida
O esquema de segurança do Rally da Chapada já está todo montado. Os competidores terão o policiamento garantido durante a prova e no dia que antecede o evento por policiais da 42ª CIPM – Lençóis, sob o comando do cap. Estrela. No percurso de 100 km – policiais da CIPPA – Companhia de Policiamento e Proteção Ambiental – ficarão responsáveis pela fiscalização e qualquer eventualidade ao Meio Ambiente, como ações de crime ambiental.
Comandante da CIPPA em Lençóis e mais 25 outras cidades da região, major Sheila Dias salientou que a maior preocupação da unidade é com a preservação ecológica “Nossa missão é proporcionar proteção ao meio ambiente através de ações de fiscalização nas áreas de mineração, poluição, evitando as queimadas criminosas e a caça e pesca ilegais, além de rinhas de galo”.
Na BR-242 por onde os rallyzeiros também passarão, há um grande fluxo de veículos, inclusive, caminhões e a fiscalização da prova terá o apoio da PRF, nesse trajeto, onde os veículos participantes (devidamente sinalizados e identificados) deverão seguir todas as regras de trânsito do CTB “Daremos todo apoio necessário ao evento durante a passagem dos rallyzeiros pela rodovia. Nossas equipes estarão atentas, oferecendo suporte necessário”, ressaltou o chefe da PRF em Seabra, o inspetor Enio Pedreira.
Premiação e ação social
Os vencedores serão conhecidos na festa de encerramento do evento que será realizada no Mercado Cultural de Lençóis, com premiação para os cinco primeiros colocados das categorias Adventure 4×4 e Turismo 4×2.
Os participantes também contarão com o show da banda de rock Funcionário Público, bem ao estilo dos rallyzeiros. Como uma das provas é a doação de no mínimo 10kg de alimentos não perecíveis por carro ( quesito desempate), todos os alimentos serão entregues à Escola Creche Mãe Fifa, que atende 78 crianças carentes da cidade de Lençóis.
