Entre a Foz do Rio Jequitinhonha e a Luz que Brilha do Farol de Belmonte, está o “Pôr do Sol”, considerado um dos crepúsculos mais bonitos do Brasil, ao som de Bolero de Ravel. Idealizado por de Lu Bellintani Gama com o objetivo de atrair o turista para apreciar o maravilhoso pôr do sol da cidade ao som de Bolero de Ravel. A atividade turística pode beneficiar a todos, melhorar o desenvolvimento socioeconômico, com geração de renda, expansão dos negócios, criação de novos negócios e inclusão social.
No dia 01 de julho o projeto apresenta a ação “Conheça sua Cidade”, um encontro cultural em forma de mesa redonda que vai promover o reencontro da população com seu patrimônio e sua arquitetura, apresentando histórias como a do , Museu das Cadeiras Brasileiras, projeto do designer Zanine de Zanine, filho do artista Zanini Caldas; e também a história da mestra ceramista Dona Dagmar Muniz, tema do documentário “Dagmar, Filha do Barro”, de cineastas Denis Rodriguez e Leonardo Remor, com previsão de estreia no segundo semestre de 2022.
Inaugurado em 2019, o Museu das Cadeiras de Belmonte nasceu de uma parceria entre a empresa KATZ Engenharia, Prefeitura de Belmonte e Família Zanine. apresenta aos visitantes uma verdadeira imersão no designer brasileiro com um acervo formado por obras confeccionadas por grandes nomes nacionais como Sérgio Rodrigues, Irmãos Campana e Hugo França. O acervo ainda conta com obras do designer Zanini de Zanine, que herdou a criatividade e a essência do seu pai Zanine Caldas e hoje dá continuidade ao trabalho do Mestre da Madeira.
