Beleza

Peeling no inverno – a melhor época para cuidar da sua pele

Todos nós queremos uma pele bonita e viçosa o ano inteiro, não é mesmo? E o inverno é a melhor época para se fazer tratamentos de renovação celular, como os peelings. Eles são um tipo de procedimento capaz de corrigir marcas, manchas, espinhas e muitas outras alterações decorrentes do envelhecimento, melhorando a aparência e a qualidade da pele. “O peeling é um dos tratamentos de pele mais procurados no inverno. Isso porque, quando o clima está mais frio, o uso de ácidos é mais propício e ajuda na renovação da pele, para deixá-la mais uniforme, jovem e livre de manchinhas”, comenta a fisioterapeuta dermatofuncional, Carolina Dias, fundadora da Clínica Carolina Dias.

Muitas pessoas já ouviram falar sobre o peeling, mas pouca gente sabe o que é. O peeling é uma aplicação feita na pele de um ou mais agentes esfoliantes, que vão provocar uma descamação em certa parte da pele, seja da epiderme, a mais superficial, ou derme, mais interna. “É uma lesão totalmente controlada, depois há regeneração que leva a melhora da textura da pele, mancha e rejuvenescimento. O peeling é perfeito para melhorar a textura da pele, tratar cravos, acne, manchas, melasma. Ele é ideal para linhas finas, acne e clareamento”, explica Carolina Dias que oferece esse tratamento na clínica e sempre realiza uma avaliação prévia da paciente para traçar o plano de tratamento.

Tipos de peeling

O procedimento pode agir de forma superficial, média ou profunda. Os superficiais agem na primeira camada da pele, causando uma leve descamação. Os médios atingem a segunda camada e são um pouco mais agressivos. Já os profundos são bem mais agressivos, porém o estímulo de colágeno é enorme.

“Há basicamente dois tipos de peeling, divididos em químicos e físicos. No peeling químico, a descamação é induzida por substâncias químicas, como os ácidos. Já no físico ocorre um processo mecânico de “lixamento” para retirada das células mortas, como no caso da microdermoabrasão”, completa a fisioterapeuta dermatofuncional.

Os peelings químicos superficiais atuam apenas na epiderme. Promovem uma descamação mais superficial com menor tempo de recuperação. Podem ser utilizados em peles claras e mais morenas melhorando a textura, poros, manchas e cicatrizes de acne superficiais.

No caso dos peelings médios e profundos, devem ser realizados no inverno, pois atingem camadas mais profundas. Além disso, são contraindicados em peles morenas, com tendência a cicatrizes hipertróficas e pacientes com rosácea ou hipersensibilidade reacional. Também é proibido durante a gravidez ou lactação e vigência de infecções ou alterações hormonais, para evitar complicações como manchas pós-inflamatórias, infecção herpética ou por bactérias.

O número de aplicações e o tipo de peeling a ser aplicado podem variar de acordo com o diagnóstico do especialista, e o tempo que você tem disponível para tratar a pele. Por isso, os peelings só devem ser realizados por profissionais capacitados para o uso das técnicas.

Foto: Divulgaçao

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Música

Show acontece na sexta-feira

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile