Na última década, as porcelanas utilizadas na odontologia ganharam um grande impulso tecnológico. O resultado? Peças mais resistentes, bonitas e finas. “Chegamos a compará-las a lentes de contato por conta da pequena espessura e conforto”, frisa Dra. Elane Pimenta, dentista, protesista e ortodontista.
Uma das principais indicações das lâminas de porcelana ou lentes de contato dental são as correções de pequenas distorções nos dentes.
“Após o diagnóstico realizamos moldagem ou escaneamento para obtenção de modelos e fotografias para o planejamento individualizado”, explica a profissional.
Nos casos das manchas e das alterações de cor que não podem ser corrigidas somente com clareamentos, as facetas de porcelana também são indicadas. “Os laminados cerâmicos são colados no dente por meio de sistemas adesivos próprios, permitindo preparos minimamente invasivos”, esclarece a Dra. Elane.
Vale informar que atualmente os laminados cerâmicos também estão sendo utilizados no tratamento dos desgastes dentários devido ao bruxismo ou erosão ácida, em casos onde há a necessidade de aumento da dimensão vertical de oclusão e em reabilitações orais extensas.