Passaporte carimbado

Japão dá as boas-vindas aos turistas com avanço na reabertura das fronteiras

A estação mais quente do ano chega mais animada ao Japão com o relaxamento das medidas de contenção da Covid-19. A reabertura das fronteiras japonesas tem movimentado agências de turismo que seguem os protocolos oficiais para receber grupos de visitantes.

Seino Satoshi, Presidente da Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) comentou a decisão do Japão de receber turistas do exterior após um hiato de mais de dois anos: “Apesar da pandemia, temos trabalhado com o setor de turismo a fim de nos preparar para essa recuperação.  Estendemos as boas-vindas aos turistas internacionais como um primeiro passo na retomada do turismo receptivo.”

O Brasil, ao lado de países como Estados Unidos, Canadá, França e Alemanha, entre outros, está na categoria “azul”, a menos restrita das três categorias – as demais são amarela e vermelha. Isso significa que turistas brasileiros só precisam apresentar um novo visto de entrada que atenda às regras vigentes, no consulado japonês, até três meses antes da viagem e um resultado negativo para Covid-19, tendo realizado o teste em até 72 horas antes do embarque.

O governo japonês manterá, por enquanto, a decisão de receber turistas apenas em grupos organizados por uma agência de turismo credenciada no Japão (ver relação de agências). Estão também mantidas a obrigatoriedade de uso de máscaras – uso antigo e frequente no país, mesmo na ausência de pandemias – e recomendações sobre higiene das mãos e distanciamento social.

Desta forma organizada e cautelosa, o Japão pode oferecer uma experiência bastante segura para os viajantes e para os habitantes, permitindo que todos aproveitem o verão japonês com suas inúmeras e fascinantes atrações.

A JNTO vem trabalhando com agências de turismo, companhias aéreas e todos os players do trade turístico para receber visitantes nos próximos grandes eventos sediados pelo Japão, como o Fórum Mundial de Turismo Gastronômico (organizada pela UNWTO, Organização Mundial de Turismo) em dezembro, a Adventure Travel World Summit (ATWS, uma feira de viagens de aventura organizada pela ATTA, Adventure Travel Trade) em 2023 e a Expo 2025 em Osaka.

Turismo crescente

Antes da pandemia de COVID-19 no início de 2020, o número de visitantes estrangeiros no Japão vinha aumentando de forma constante ano a ano, quadruplicando de cerca de 8 milhões em 2012 para 32 milhões em 2019.  Recentemente, com índices de vacinação crescentes e a evolução dos protocolos para controle da pandemia de COVID-19, o governo japonês pôde revisar as limitações de entrada no país.  O processo teve início em novembro de 2021, com a liberação gradativa do acesso para viajantes a negócios e estudantes internacionais.

Para atender à demanda de turistas do Brasil, a Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) estabeleceu, em março, um Tourist Information Desk na Japan House São Paulo – JHSP (Av. Paulista, 52) que oferece amplas informações sobre o Japão. Interessados podem visitar o desk da JNTO aos finais de semana e feriados, ou a qualquer momento explorar o site para sugestão de itinerários, dicas de viagem e muito mais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Cinema

Longa estreia nesta quinta-feira

Música

Apresentação será na Concha Acústica, em novembro

Moda

Desde 2013, a IWC Schaffhausen é “Parceria Oficial de Engenheria” da equipe Mercedes-AMG PETRONAS mais de 10 anos que a marca de alta relojoaria...

Música

Show acontece na sexta-feira

Gastronomia

Chefs criarão menu de entradinhas para noite especial no Rio Vermelho

Gastronomia

Novo empreendimento conta com menus assinados por grandes nomes da gastronomia nacional, com Fabi Agostini, Diego Lozano, Ian Spampatti e Márcio Silva

Moda

Marca apresenta coleção especialmente para viagens rumo às altas temperaturas

Copyright © 2024 Bahia Social Vip por Bruno Porciuncula

Sair da versão mobile