Milhões de jovens estão invisibilizados da vida pública. Com a crise climática, o conflito global e as desigualdades geracionais à solta, as contribuições, perspectivas e representação da juventude são mais do que nunca necessárias. Quase metade da população mundial tem menos de 30 anos. No entanto, eles representam apenas 2,6% dos parlamentares em todo o mundo. A idade média de um líder mundial é atualmente de 62 anos. De todos os parlamentos do mundo, 37% não têm nem um representante do Parlamento com menos de 30 anos e menos de 1% desses jovens parlamentares são mulheres.
Os jovens têm o direito de serem incluídos nas decisões políticas que os afetam, no entanto, inúmeras barreiras impedem essa participação. A The Body Shop, que em Salvador é franqueada pelos empresários Louise e Roger Gomes, e a representante do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Juventude, Jayathma Wickramanayake, estão colaborando para mudar esse cenário por meio da campanha global “Be Seen. Be Heard” para amplificar as vozes dos jovens na vida pública.
A campanha procura criar mudanças estruturais de longo prazo para que a tomada de decisões seja mais inclusiva para os jovens. Junto com a campanha, hoje será divulgado o relatório “Be seen, Be Heard: Entendendo a participação política dos jovens”. O relatório é uma fotografia de um momento crítico para entender preconceitos e barreiras estruturais que impedem os jovens de participar da vida pública, juntamente com recomendações para enfrentar esses desafios em benefício das sociedades em todo o mundo. Inclui resultados da maior pesquisa já realizada pela The Body Shop em dezembro de 2021, cobrindo 26 países com 27.043 entrevistados no total, mais da metade dos quais tinham menos de 30 anos.
A pesquisa descobriu que 82% das pessoas participantes concordam que os sistemas políticos precisam de reformas drásticas para se adequarem ao futuro. Em geral, 84% das pessoas descreveram os políticos com foco em “interesses próprios” e 75% das pessoas acham que os políticos são corruptos. Três quartos das pessoas com menos de 30 anos acham que políticos e líderes empresariais “estragaram as coisas” para as pessoas e o planeta.
É preciso passar do desconforto para a ação, atraindo aos jovens a participar da vida pública. Nossa pesquisa apontou que pessoas com menos de 30 anos no Brasil, são mais ativas do que a média global de jovens em compartilhar suas opiniões com as redes pessoais, tanto nas redes sociais quanto no debate familiar. No entanto, é menos provável que tenham atuado publicamente, falando em fóruns públicos, boicotando marcas ou sendo um membro ativo da comunidade, instituições de caridade ou grupos políticos sobre as causas pelas quais são apaixonados.
A colaboração entre a The Body Shop e a Secretaria Geral das Nações Unidas para a Juventude significará que os jovens e outras partes interessadas poderão se envolver com a campanha por muitas vias. As ativações de campanhas locais incluirão parcerias com organizações não governamentais (ONGs) específicas lideradas ou focadas em jovens e/ou oportunidades de apoio por meio de petições e outras ativações. A campanha global começa agora em maio e tem previsão para durar até meados de 2025.