Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Arquitetura e Decoração

Bossa Tidelli marca presença na Casa Cor RJ 2022

Assinada pela paisagista Anna Luiza Rothier, a “Varanda do Chafariz” faz um contraponto a arquitetura majestosa da casa que sedia a mostra. Tendo a exuberância da natureza como protagonista, traz leveza, é descontraída e despretensiosa.

A céu aberto e cercado por grandes árvores, o espaço de 40m² ganhou rico projeto paisagístico. A vegetação tropical, com plantas variadas, cerca viva e jardim vertical feito todo com jiboias promovem uma explosão de verde, entrando em total sintonia com o life style carioca.

Para ambientar, a paisagista apostou em um décor que segue paleta de cor em que o branco predomina, associado à madeira natural e detalhes em preto. Entre as escolhas de Anna Luiza Rothier estão grandes ombrelones Ibiza, que atuam com dupla funcionalidade: proteger do sol e das chuvas.

foto 2 (1)
Varanda Chafariz. Foto: Denilson Machado – MCA Estúdio.

Para as boas conversas ao ar livre, confortáveis sofás Oslo e almofadas variadas criam contraste com o todo e ganham mesas de laterais Octa e de centro Smart.

A ampla mesa de jantar Pirâmide, com tampo em madeira e base em alumínio preto, recebeu bancos Fusion e, nas cabeceiras, cadeiras Boss. O espaço recebeu, ainda, espelhos com cordão em corda náutica DNA e as recém-lançadas poltronas Tulum, da Coleção Latina.

foto 3
Varanda do estar íntimo Tempo da Alma. Foto: Denilson Machado – MCA Estúdio.

Pensado a partir do hiato temporal que a humanidade viveu nos últimos dois anos, o estar íntimo “Tempo da Alma” propõe uma pausa momentânea para relaxar, renovar a alma e recarregar as energias no retorno ao tempo cronológico fugaz e veloz, anterior à pandemia.

Assinado pelo escritório Bezamat Arquitetura, o espaço de 48m² é composto por uma área coberta integrada ao jardim. A arquiteta Cristina Bezamat destaca que o conceito do projeto reflete a filosofia sueca Lagom, que significa “nem demasiado, nem muito pouco”, e o estilo dinamarquês Hygge, cuja tradução não literal se aproxima de bem-estar, acolhimento e conforto.

foto 4 (2)
Tempo da Alma. Foto: Denilson Machado – MCA Estúdio.

A profissional investiu na decoração em tons pastel para evocar tranquilidade e otimismo, formas curvas e minimalistas que remetem aos elementos da natureza e fibras vegetais.

No centro do lounge externo, sobre o amplo tapete em corda náutica, a mesa de centro Spool está em destaque. Nas laterais, sofá Fusion com almofadas coloridas, poltrona Mesh, puffs Soft e Marina, banco IOS e mesas laterais Octa.

O aparador Smart recebeu vasos com temperos, ervas e flores que estimulam o olfato e o tato, através dos aromas e texturas naturais, amplificando a sensação de aconchego. Na base da escadaria, confortáveis espreguiçadeiras Soft e charmosas lanternas. Tudo Tidelli, é claro!

foto 5
Spa Urbano. Foto: Denilson Machado – MCA Estúdio.

Um refúgio de paz e acolhimento dentro de casa, perfeito para recarregar as energias e esquecer a vida agitada, com direito a fragrância exclusiva e trilha sonora pensada para o visitante entrar no clima. Essa é a proposta do “Spa Urbano”, projetado pelos arquitetos Cadé Marino, Thiago Morsch e Michelle Wilkinson, do escritório UP3 Arquitetura.

foto 7,foto 6

Spa Urbano. Foto: Denilson Machado – MCA Estúdio.

O espaço de 40m² – localizado na varanda do segundo andar da casa principal e voltado para o exuberante jardim – é totalmente integrado, com ambiente de estar de um lado e deck com banheira de imersão do outro.

Além da tradicional função de contemplação e convívio, a varanda foi transformada em uma zona de descompressão total. Para reforçar essa atmosfera relaxante, os arquitetos mergulharam fundo na estética Japandi, que mistura a elegância tradicional japonesa com o aconchego escandinavo.

Para a decoração os profissionais optaram por trabalhar com uma paleta de tons claros e terrosos e por ambientes fluidos permeados pelo design orgânico, explorando materiais que remetem à natureza, como pedra, madeira, argila, algodão, fibra natural e água.

No ambiente de estar, alinhado a esse conceito minimalista, um amplo e aconchegante Sofá Pucon em tecido branco e variadas almofadas em cores suaves, além de mesa de centro Fusion de madeira e mesas laterais Octa sugerem descanso. Afinal, nada melhor do que fazer uma pausa no dia, sem pressa, para um café, conversas ou, quem sabe, um bom livro.

foto 9,foto 8

Casa Migrante. Foto: Denilson Machado – MCA Estúdio.

Fazendo sua estreia na Casa Cor Rio 2022, o arquiteto João Panaggio assina a “Casa Migrante”, uma casa de hóspedes com 100m² projetada do zero nos jardins da mostra, totalmente integrada à natureza e inspirada no nomadismo.

Após fazer o percurso do paisagismo externo em torno de um espelho d’água em forma de raia, o visitante é convidado a entrar em uma grande “caixa”, repleta de vãos e painéis de vidro que deixam a farta vegetação ao alcance dos olhos, em qualquer canto da casa.

Internamente, projetou, no mesmo plano, a sala, a cozinha e o quarto de dormir – este último, delimitado por uma divisória em semicírculo de madeira “trançada”, do piso ao teto, alinhada com uma imensa claraboia, sob a qual repousa uma cama de casal. No banheiro, uma parede de vidro transparente separa o jardim externo da área molhada onde ficam a banheira de imersão e dois chuveiros fixados no teto.

O projeto também é rico em materiais naturais, como cambraia de linho, madeira e pedras, e a decoração, de estilo minimalista, aposta em uma paleta de tons neutros, com móveis de design da Tidelli no jardim da entrada.

Novamente o sofá Pucon marca presença na mostra. Desta vez, em uma composição que traz o encosto todo feito com o tecnológico tecido da marca, o Ropetex.

As poltronas Veracruz, do designer Sami Hayek, se destacam entre a vegetação fazendo um convite ao relaxamento, ao silenciar da alma.

A rede Marina chama para contemplação da natureza em um doce descanso. Lanternas, cestos e bowls completam a decoração externa.

Criada para ser uma residência de fim de semana, a “Casa Migrante” poderá ser desmontada ao final do evento e “experimentada” em novos lugares. Seu método construtivo rápido e transportável permite que atenda diferentes demandas de moradias, seja na serra, praia, floresta ou, até mesmo, no cenário urbano, sobre um edifício já construído. A criatividade será a palavra de ordem!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Música

Ingressos começam a ser vendidos dia 25 de agosto

Teatro

Espetáculo será apresentado de 2 a 5 de outubro, no Teatro Sesc Casa do Comércio

Música

 Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta, neste domingo, 24 de agosto, às 11h, mais uma edição do projeto OSBA Solar. O concerto faz parte da série que leva apresentações matinais...

Negócios

Público poderá degustar a puro malte do Grupo Petrópolis no show da dupla sertaneja

Cinema

Em O Mágico de Oz, a jovem Dorothy, que vivia em um mundo cinzento, precisa passar por uma aventura na Terra de Oz para...

Moda

Se correr rápido já parece arte, imagine fazer isso com apenas 160g nos pés. Esse é o poder do novo KR7 Pro Speed Tech,...

Cinema

Longa chega aos cinemas nesta quinta-feira