O projeto Laboratório Bahia Experimental (@lab_bex) lançou ontem (14) no Youtube o primeiro de três clipes inéditos em comemoração aos sete anos de fomento à música experimental. Idealizado pelo músico, pesquisador e produtor Thiago Trad, o projeto se consolidou como uma plataforma multidisciplinar, realizando shows, oficinas e workshops por mais de 10 cidades no Brasil e exterior. Contemplado pelo Prêmio Cultural Riachão, essa edição do BEX reuniu em um estúdio de gravação seis artistas de Salvador para criação e improvisação musical.
O objetivo inicial do projeto era levar para o palco o ineditismo através da livre improvisação, uma ideia que rapidamente despertou o interesse da cena local. Nas performances, cada participante conduz a criação musical em colaboração com os demais. Numa conversa instrumental onde as individualidades são valorizadas e integradas à produção coletiva. O projeto promove o intercâmbio musical entre artistas de diferentes estilos e cria pontes sonoras livres de gêneros com o objetivo de promover a diversidade cultural. “A improvisação é necessária para criar, questionar e refletir o que há de mais espontâneo na música”, comenta Thiago Trad.
Os clipes tem a participação dos músicos Thiago Trad (bateria, percussão e synth), Tadeu Mascarenhas (baixo e synth), Marcus Santos (bateria e percussão), Gleison Coelho (sax e flauta), Enio Nogueira (guitarra e synth) e Loiá Fernandes (percussão e voz). A produção executiva é de Thiago Trad e Cláudia Santarosa.
Foto: Tatiana Trad