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Gastronomia

Concha Y Toro lidera o ranking de vinhos importados no Brasil

A Concha Y Toro, principal produtora de vinhos da América Latina, presente em mais de 130 países manteve em 2021 a liderança na importação de vinhos no Brasil, fato que ocorre sucessivamente desde 2011, segundo a Ideal Consulting. Nessa quinta-feira, dia 3, em evento no MAM, a VCT Brasil – braço da gigante chilena no país – recebe da Ideal Consulting prêmio por manter-se na posição de líder neste segmento e por sua sólida atuação no mercado há mais de uma década.

As importações da Viña totalizaram US$ 41.717.743,2 milhões de dólares – crescimento de 8,9% ante 2020. No mesmo período de 2021, segundo os dados lidos pela consultoria Nielsen que audita as vendas do varejo, a CyT apresentou recorde histórico de market share com 16,6% de participação, 10,4 pontos a mais que o segundo colocado, em vinhos importados.

Na análise da Ideal Consulting, que leva em conta as performances de um único distribuidor – ou seja, não são considerados os números de empresas que fizeram fusões e aquisições recentes e que mantêm suas operações de importação separadas, a Concha Y Toro mantém-se líder absoluta de mercado, fruto de sua constante evolução, ao trazer a cada ano, rótulos que atendem à diferentes categorias do mercado, desde o consagrado Reservado Concha y Toro, porta de entrada ao vinho importado e que vende mais de 18 milhões de garrafas no Brasil, passando por Casillero Del Diablo, a marca mais poderosa do nosso país e América Latina, até Don Melchor que está entre os melhores Cabernet Sauvignon do mundo.

Segundo Felipe Galtaroça, CEO da Ideal Consulting, essa supremacia da Concha Y Toro no mercado de importação deve-se à sua capacidade de criar conversas assertivas sobre cada rótulo junto a compradores de diferentes categorias. Assim, a mensagem para o iniciante terá um tom de voz específico, evoluindo com “falas” mais técnicas e elaboradas sobre o universo do vinho, para os iniciados. “Essa capacidade de traduzir e perceber as várias aspirações dos consumidores em suas respectivas categorias e os momentos de consumo assertivos para oferecer os vinhos de seu portfólio, são estratégicas para a manutenção da liderança da companhia no mercado de importação”, diz Galtaroça.

“A Concha Y Toro é mestre em falar a linguagem de suas marcas, e traduzi-las para seus públicos de maneira assertiva e estratégica. Além disso, é uma companhia criadora de tendências e uma das pioneiras na importação de vinhos para o Brasil. Soube surfar nas diferentes ondas do vinho e com isso, tem um indiscutível peso e expertise no conjunto de sua operação, o que nos permite uma grande visibilidade dado à versatilidade de nosso portfólio”, comenta Mauricio Cordero, CEO da VCT no Brasil.

Segundo Cordero, o Brasil está entre os mercados que recebem maior foco, investimento e atenção de todo o grupo. Isto se reflete nos números que o mercado brasileiro tem apresentado, com crescimento de duplo dígito nos últimos anos. Hoje o país é o 4º maior mercado da Viña Concha y Toro em valor de vendas em todo o mundo, atrás apenas de Inglaterra, Estados Unidos e Chile

Vinho foi a bebida da pandemia, e a Concha y Toro soube aproveitar este “momentum” ao criar uma plataforma de EAD com sommeliers explicando sobre diferentes cepas e rótulos. Essa onda provocou crescimento do consumo de vinhos no país acima de 30% em 2020, fato que se prolongou ao longo de 2021, ano em que houve uma pequena redução. Mas 2022, segundo os prognósticos da Ideal Consulting, será um cenário desafiador, exigindo dos importadores uma adequação ao mercado. “As pessoas voltaram a sair, a sociedade retoma sua rotina e os hábitos voltam ao patamar anterior, porém em um cenário de inflação, crises geopolíticas mundiais que afetam os mercados e uma economia ainda debilitada, fato que pode vir a inibir o consumo.  Mas em 2023 e 2024 devemos voltar a crescer”, comenta Galtaroça. 

Para Pietro Capuzzi, Head de Marketing da VCT, estes desafios serão encarados com a serenidade e confiança que uma gigante como Concha Y Toro permite ter. “Continuaremos a investir forte no desenvolvimento de nossas marcas e consequentemente no crescimento do mercado de vinhos importados no Brasil, Teremos lançamentos em diversas categorias em nosso portfólio, um novo momento voltado ao comércio eletrônico com experiências de consumo voltadas a públicos super premium, além da continuidade de nosso relacionamento com clientes em todo o Brasil. Como vinícola líder de mercado, a Concha y Toro tem e teve um papel fundamental no desenvolvimento da categoria  de vinhos no país.  Através de seu extenso e completo portfólio, a empresa sempre conseguiu atender diferentes públicos e apresentar o mundo do vinho aos brasileiros. A estratégia do grupo é muito clara: o desenvolvimento de marcas fortes e valiosas, no segmento Premium e superior”, disse Capuzzi .

1 Comentário

1 Comentário

  1. José Joaquim Coelho

    5 de março de 2022 at 12:45

    Nao me surpreende essa estrutura e cuidado que vêm ao final da trilha que me encontra nas prateleiras dos mercados. Há mais de 30 anos sou consumidor fiel da marca. Hoje sinto mais acessível em termos de custo, que há 30 anos atrás, me posicionando com conforto na prateleira de cima(casiliero), como outrora o era na do reservado.
    Vida longa a cepa, que espero conhecer em visitação

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